ArgentinaA degradação da situação económica e social agudiza-se na Argentina face ao ataque reaccionário contra os direitos dos trabalhadores e do povo que o governo deste país está a levar a cabo. O executivo procura aprofundar a todo o custo medidas ditas de ajuste fiscal definidas em conjunto com o FMI, as quais, como foi feito em Portugal, visam sobretudo a retirada de direitos e o roubo de rendimentos de quem trabalha ou trabalhou. Um rumo no qual se insere o encerramento de empresas e despedimentos de milhares de trabalhadores, a destruição dos serviços públicos, o crescimento da precariedade, das desigualdades e da pobreza.

Em resposta, os trabalhadores e o seu movimento sindical têm desenvolvido grandes acções de luta e mobilização nas ruas e locais de trabalho, envolvendo vários sectores profissionais dos sectores públicos e privado, enfrentando a forte repressão policial a mando do governo.

Uma situação que se insere na ofensiva imperialista em curso na América Latina, atacando liberdades e direitos dos povos, chantageando-os e violando a sua soberania, procurando por todos os meios, incluindo por uma maior militarização da região, recuperar o seu domínio sobre países como a Argentina, que vinham afirmando projectos de desenvolvimento nacional e independentes.

A CGTP-IN expressa a sua solidariedade aos trabalhadores, à CTA Autónoma e outras organizações que integram o processo unitário de luta e realizam o dia de greve nacional que hoje tem lugar na Argentina. Saudamos-vos, desejando que a vossa luta tenha sucesso e que atinjam os objectivos definidos a favor dos trabalhadores e do povo argentino.

Lisboa, 15 de Fevereiro de 2018

Departamento Internacional