lula contraogolpeFace à grave evolução da situação no Brasil, o Conselho Português para a Paz e a Cooperação (CPPC), junto com a CGTP-IN e outras organizações, vão realizar acções de protesto contra as arbitrariedades do poder golpista e de solidariedade com a luta dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste sentido, apelamos à vossa participação na entrega hoje, 6 de Abril, pelas 19h00 na Embaixada do Brasil (Rua das Laranjeiras 144 – Metro Sete Rios) de uma posição de protesto. (texto abaixo)

Solidariedade com Lula da Silva e o povo brasileiro / Contra o golpe – pela democracia!

A negação do habeas corpus e a ordem de prisão contra Lula da Silva constituem mais um passo no desenrolar do golpe de Estado institucional no Brasil, iniciado com o afastamento, ilegítimo e escandaloso, da Presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Uma acção que mais não visa do que impedir a candidatura de Lula da Silva às eleições presidenciais em Outubro e assegurar a continuidade de um Governo ao serviço de uma minoria opulenta e economicamente poderosa, perpetuando a desastrosa política que está a reverter e destruir tudo o que de mais positivo foi alcançado pelo povo brasileiro, nomeadamente em matéria de direitos sociais e melhoria das condições vida dos brasileiros, durante os mandatos presidenciais de Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Urge assim dar expressão à mais ampla denúncia deste vergonhoso e gravíssimo processo antidemocrático, desmascarando igualmente a campanha de desinformação e manipulação mediática que lhe dá cobertura.

Deste modo, os abaixo-assinados,

- repudiam e condenam com veemência o golpe institucional, as medidas arbitrárias e as acções de violência contra responsáveis e activistas políticos e sociais brasileiros e manifestações em defesa da democracia e pelo respeito dos direitos de Lula da Silva;

- expressam a mais viva solidariedade ao povo irmão brasileiro e à sua luta para salvaguardar os direitos e garantias democráticas no Brasil e resistir a um poder crescentemente repressivo e autoritário.

Lisboa, 6 de Abril de 2018

protesto na embaixado do brasil