planalto eleicoesA eleição de Jair Bolsonaro para Presidente do Brasil, assim como o anúncio das medidas ultraliberais, de cariz autoritário e repressivo, que pretende implementar, constituem um perigo real para a democracia e os direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores, do povo e da soberania nacional.

O candidato da extrema-direita representa o disseminar da violência, da intolerância, do ódio e dos anseios mais reaccionários do capital, quanto ao aprofundamento da exploração dos trabalhadores.

Uma eleição que encerra novos e preocupantes impactos negativos na América Latina, nomeadamente para os países e povos que resistem contra a deriva liberal e lutam para consolidar projectos políticos soberanos e progressistas.

Num quadro político marcado pela mentira, a chantagem e o medo, desencadeados pelos forças políticas, económicas e financeiras apoiantes de Jair Bolsonaro, a CGTP-IN saúda todos quantos se bateram pela denúncia e combate a um projecto político que usa a liberdade para tentar impor concepções ditatoriais e o retrocesso social e civilizacional.

Uma luta de resistência, que importa prosseguir e intensificar, pela defesa das liberdades, da democracia e dos direitos laborais e sociais, onde a organização de uma forte e vigorosa oposição do movimento sindical e das forças democráticas brasileiras, tornar-se-á decisiva para travar o passo ao fascismo.

Partindo do seu compromisso de sempre com a luta em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores e da solidariedade internacionalista, a CGTP-IN expressa – neste momento em que se avolumam enormes perigos e graves ameaças aos trabalhadores e ao povo do Brasil – a sua solidariedade às centrais sindicais e às forças políticas de esquerda, democráticas, populares e patrióticas que, a partir de hoje lutarão para devolver o Brasil ao rumo soberano e progressista.

Lisboa, 30 de Outubro de 2018

A Comissão Executiva do Conselho Nacional