India workersA CGTP-IN transmitiu aos trabalhadores indianos a sua solidariedade e votos de sucesso para a poderosa Greve Geral que hoje realizam, mobilizados pelo Centro dos Sindicatos Indianos (CITU), pelo Congresso de Sindicatos de Toda a Índia (AITUC) e outras Centrais Sindicais, contra o ataque do governo do BJP aos direitos democráticos e constitucionais básicos dos trabalhadores, agricultores e pessoas comuns.

A unidade de classe, coragem e determinação dos trabalhadores e do povo indiano abrem perspectivas de uma greve massiva e de intensificação da luta dos trabalhadores indianos contra as políticas anti-laborais, anti-sociais e anti-nacionais do governo indiano. Unem-se vontades e lutas para derrotar as políticas exploradoras e reacionárias do governo do BJP, que aprofunda a crise e agrava o empobrecimento, que impõe códigos anti-trabalhistas, limitando o direito de associação e de greve a grande parte da classe trabalhadora indiana, que avança na privatização de empresas públicas e da educação, que estimula divisões que subvertem a construção secular da sociedade indiana. Todas essas medidas destrutivas são impulsionadas com o pretexto e aproveitando a pandemia de COVID-19, sem resposta adequada ao problema de saúde pública.

Nesta ocasião, a CGTP-IN também saudou a AITUC pela celebração do seu centenário, e o CITU, que, como nós, celebra 50 anos de luta, sublinhando os laços que unem os trabalhadores portugueses e indianos e as respectivas centrais sindicais de classe na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, da unidade de classe, da liberdade, da democracia, da soberania e solidariedade internacional, ocasião igualmente utilizada para reiterar a vontade de reforçar os laços comuns de amizade, cooperação e luta das nossas organizações em defesa dos interesses de classe dos trabalhadores.

INT/CGTP-IN
26.11.2020