CGTP-IN enviou esta semana uma mensagem de solidariedade aos trabalhadores gregos pela greve geral que realizaram.

Na mensagem, endereçada às centrais sindicais da Grécia, expressou-se a solidariedade com o enorme êxito das greves e mobilizações de rejeição ao pacote laboral do governo grego.

Os trabalhadores deixaram assim claro que não aceitam o aumento dos horários de trabalho e o alargamento das 8 horas de trabalho diário, assim como continuam a resistir ao ataque à contratação colectiva e ao direito à greve.

greekA CGTP-IN reforçou ainda o compromisso para reforçar a luta em Portugal, como expressão da luta convergente com os trabalhadores de todos os países por um mundo de progresso social e avanço nos direitos.

A mensagem completa:

Solidariedade com a luta dos trabalhadores na Grécia.

Caros companheiros,

A CGTP-IN saúda a luta dos trabalhadores da Grécia e o êxito das greves e mobilizações que tiveram lugar no dia 10 de Junho.

O êxito da mobilização demonstra a rejeição que o pacote laboral do governo da Nova Democracia tem por parte dos trabalhadores.

A proposta de revisão da legislação laboral do governo atenta contra a conquista histórica dos trabalhadores de um horário de 8 horas de trabalho diárias, aumenta os limites de horas extraordinárias e reduz do valor a pagar, ataca os direitos à greve e à contratação colectiva, aumentando a exploração e o direito de organização e acção sindical.

A pandemia da COVID-19, que afecta todo o mundo, reforçou a exigência de que é necessário responder aos anseios e aspirações dos trabalhadores, com a salvaguarda e garantia de direitos laborais e sociais. A grave situação de saúde pública tem sido pretexto para que o grande capital e os governos ao seu serviço avancem no ataque aos direitos dos trabalhadores. Degradando as condições de vida dos trabalhadores hipotecam a recuperação económica e o necessário rumo de valorização do trabalho e dos trabalhadores e o desenvolvimento soberano dos países.

Da parte dos trabalhadores Portugueses e da CGTP-IN, queremos transmitir-vos a nossa solidariedade com a vossa luta e resistência. Num contexto em que nunca se produziu tanta riqueza e quando a ciência e a técnica continua a evoluir, o futuro do trabalho deve ter como perspectiva a redução da jornada de trabalho, a valorização do trabalho e dos trabalhadores e o respeito pelo direito de greve, de organização e de contratação colectiva. Também em Portugal nos temos mobilizado contra o ataque aos direitos dos trabalhadores, nomeadamente no ataque à contratação colectiva e pelo aumento dos salários, luta que prossegue já no dia 21 com uma jornada nas empresas e locais de trabalho que irá prolongar-se pelas semanas seguintes.

Reforçamos a mensagem de convicta solidariedade que vos dirigimos, convergindo convosco na luta comum dos trabalhadores de todo o mundo por um futuro de progresso social e de avanços nos direitos.