A CGTP-IN enviou às centrais sindicais da Turquia e Síria uma mensagem de solidariedade pela catástrofe que estes países estão a passar com o terremoto que vitimou milhares de pessoas e deixou muitos milhares de feridos e desalojados e um brutal rasto de destruição.

Os trabalhos de busca e salvamento continuam, assim como a construção de uma rede de ajuda e refúgio, o que urge mover esforços para garantir a ajuda humanitária necessária e toda a solidariedade possível.

Perante esta situação a CGTP-IN reafirmou a necessidade de governo Português desenvolver esforços para que, em articulação com os governos destes países, desenvolvam medidas de apoio e ajuda humanitária.

Reafirmamos a necessidade de um posicionamento claro por parte do Governo de Portugal pela retirada das sanções e dos bloqueios ao Povo Sírio, que tem sido vitima nos últimos anos de uma guerra de agressão e ingerência. A retirada das sanções unilaterais impostas ao povo Sírio é um contributo para a entrega sem entraves das ajudas e de apoio humanitário necessário.

A CGTP-IN reafirmou a solidariedade com o povo e os trabalhadores da Turquia e da Síria, que sofrem neste momento com esta catástrofe.

INT/CGTP-IN