fogoContribuições para a Campanha de Solidariedade atingiram um valor superior a 30 mil euros.

No final de 2014, a erupção do vulcão na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, destruiu várias aldeias e vilas da ilha, assim como os bens e haveres dos seus habitantes. Escolas, centros de saúde e dezenas de casas de habitação foram totalmente destruídas e mais de uma centena necessita de reabilitação.

Face a esta dramática situação, a Central Sindical de Cabo Verde, UNTC-CS, lançou um apelo de solidariedade financeira ao movimento sindical internacional que contou, de imediato, com a adesão da CGTP-IN.
Apesar das dificuldades financeiras com que o trabalhadores e o povo português se confrontam, face à política de direita que faz da exploração, das desigualdades e do empobrecimento a sua matriz de classe, a CGTP-IN lançou de imediato uma campanha de recolha de fundos junto do movimento sindical unitário e dos trabalhadores em geral, tendo em vista apoiar a reabilitação e construção de habitações para os trabalhadores e povo da ilha cabo-verdiana.

A campanha traduziu-se no apuramento de um valor superior a 30 mil euros. Esta contribuição global, das Federações, das Uniões Distritais, dos Sindicatos e de trabalhadores em geral, será entregue à central sindical de Cabo Verde, a UNTC-CS, num acto que decorrerá na Ilha do Fogo, no dia 3 de Agosto de 2015 e em que participarão Júlio Silva, Secretário-geral da UNTC-CS e Manuel Correia, membro do Conselho Nacional da CGTP-IN.

Lisboa, 23.07.2015