nobreOs trabalhadores da empresa Carnes Nobre, em Rio Maior, cumpriram ontem, 8 de março, uma greve e manifestação, que reuniu cerca de 400 trabalhadores, na sua grande maioria mulheres.

O protesto que se realizou pelas 16h00 junto às instalações da empresa e pré-aviso (entre as 13h00 e as 23h59) fizeram com que a maior parte das linhas de produção da empresa não estivesse em funcionamento ao longo da tarde, sendo exemplo evidente a paragem total da linha de fatiados.

Segundo a União de Sindicatos de Santarém (USS), os motivos da greve e do protesto foram essencialmente os baixos salários (maioritariamente o salário mínimo), a ausência de subsidio de frio (forma de compensar a penosidade de trabalhar em temperaturas negativas), a precariedade generalizada (existindo casos de trabalhadores a trabalharem há 15 anos com contratos a termo incerto), o desrespeito pelas categorias profissionais (aplicação de uma categoria à generalidade dos trabalhadores independentemente das suas funções) e o não cumprimento da lei por parte da empresa em matérias tão elementares como a atribuição de horas para amamentação a trabalhadoras lactantes ou a inserção da meia hora de almoço no horário de trabalho dos trabalhadores em horário continuo.

Fonte: U.S. Santarém