mulher25 de Novembro. A luta pela erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres no local de trabalho e na sociedade.

A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, manifestando a solidariedade com todas as mulheres vítimas de violência e a determinação para continuar a agir e a lutar, a todos os níveis, para a erradicar.

A violência ocorre nos espaços públicos e privados e não é só agressão física, mas também psicológica.

Muitos locais de trabalho continuam a ser espaços onde proliferam os mais variados tipos de violência, desde os elevadíssimos e repetitivos ritmos de trabalho, a pressão, a discriminação e intimidação associadas ao assédio moral e sexual, que se conjugam com a proliferação de doenças profissionais, a precariedade, o desemprego, os baixos salários e pensões, a insuficiente ou inexistente protecção social, a pobreza, a violência doméstica, o trabalho não declarado, a exclusão social, o tráfico de seres humanos, a prostituição, como faces de um universo de violências que afectam maioritariamente as mulheres.

Este não é apenas um problema das mulheres, é uma responsabilidade de todos nós, não nos bastando apenas a denúncia, mas acima de tudo, a prevenção e o combate permanentes.

Por tudo isto, se impõe uma efectiva mudança das políticas seguidas nos últimos anos, de forma a articular as políticas económicas, laborais e sociais com uma acção global e transversal orientada para a justa distribuição da riqueza, para a erradicação das fortes desigualdades, discriminações, exclusões, desemprego, precariedade e pobreza existentes.

Hoje e todos os dias, com indignação, protesto, proposta, luta e muita intervenção sindical, social e cívica, vamos continuar a agir para que a exploração e a violência contra as mulheres sejam definitivamente erradicadas.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 25.11.2015