POSIÇÃO PÚBLICA

O Governo decidiu reactivar o apoio às famílias durante a “semana de contenção”, entre 2 e 9 de Janeiro de 2022, em que as escolas vão estar fechadas, obrigando os pais e mães trabalhadoras a ficar em casa com os filhos à sua guarda.

Simultaneamente, muitas famílias voltarão a ser forçadas a acumular o teletrabalho com a assistência às crianças, situação que provoca stress laboral, instabilidade emocional e intranquilidade familiar, como as situações anteriores já demonstraram.

Exige-se que o Governo garanta a todos, sem exclusões, o pagamento da remuneração a 100%, independentemente de haver ou não alternância no acompanhamento por parte dos progenitores, no mínimo dois dias cada um, como pretende “metricamente” o Governo.

Para a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN, mais do que falar dos efeitos da pandemia e na acentuação das desigualdades, é hora de proteger os rendimentos das famílias e assegurar o bem-estar das crianças, razão pela qual esta é uma questão essencial que exige uma interpretação imediata e mais favorável da legislação por parte do Governo.

A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN