Hoje, encontram-se em situação de inactividade e desemprego cerca de 1.200.000 trabalhadores, sendo que, de acordo com os dados oficiais, estavam registados, no final do mês de Janeiro, 815 mil mil trabalhadores, 35,1% de jovens até aos 25 anos, sendo que mais de 40% destes trabalhadores caem em situação de desemprego por via da “não renovação” dos seus contratos de trabalho.

“EXIGIMOS O FIM DA PRECARIEDADE E DO DESEMPREGO! EXIGIMOS TRABALHO COM DIREITOS!”

Os últimos dados acerca do desemprego, demonstram como são actuais as reivindicações dos trabalhadores em geral e dos jovens em particular que continuam a luta pelo trabalho estável e com direitos, demonstrando a sua forte rejeição a políticas que apenas têm servido os interesses dos patrões e que fazem com que a taxa de desemprego oficial, em Janeiro de 2012, atinja já os 14,8% no nosso país.

Mais de 470 mil jovens até aos 35 anos têm vínculos de trabalho precários, representando 59% dos trabalhadores nesta situação. A contratação de trabalhadores com vínculo precário para a ocupação de postos de trabalho permanentes, continua a ser a maior causa da instabilidade e a causa maior dos problemas que se relacionam com o desemprego, sobretudo entre os jovens.

A destruição do aparelho produtivo nacional e os cortes nos investimentos públicos necessários levam a uma situação em que a recessão económica se faz sentir, cada vez mais, no emprego com a perda, no último trimestre, de mais de 118 mil postos de trabalho, 2/3 deles ocupados por jovens até aos 35 anos.

Após a aplicação de várias medidas que facilitam os despedimentos e a contratação precária, a situação dos trabalhadores, sobretudo dos mais jovens, agrava-se e o acesso ao subsídio de desemprego é cada vez mais dificultado, sendo que, menos de 1/3 do total de desempregados, recebe subsídio de desemprego, ficando de fora a larga maioria sem qualquer tipo de protecção social.

As medidas de combate ao desemprego entre os jovens, sem terem em conta toda a situação de destruição dos direitos dos trabalhadores, associadas à recessão económica a que estas escolhas políticas têm conduzido, não são adequadas nem conduzirão a um combate eficaz da grave situação que enfrentamos hoje em dia. Não podemos estar de acordo que se generalize e promova a contratação a prazo através do uso de dinheiros públicos, com o pagamento de parte do salário pelo estado, considerando-se esta forma de propaganda um verdadeiro combate ao desemprego.

Perante os alarmantes números do desemprego, que levam a que milhares de jovens não tenham condições económico-financeiras que lhes permitam a autonomia para desenvolverem a sua vida, a participação na Greve Geral, convocada para o dia 22 de Março e na Manifestação de Jovens trabalhadores, a realizar no dia 31 de Março, defendendo o trabalho com direitos, assume particular importância para os jovens trabalhadores.
A Luta dos jovens trabalhadores, pelo trabalho com direitos, pelo aumento real dos salários, contra o aumento e a desregulamentação dos horários de trabalho, é a solução fundamental para o combate ao desemprego, ao reclamar a revogação das medidas contidas no programa de agressão que aumentam a exploração e tornam piores as condições de vida e de trabalho dos mais jovens e, simultaneamente, exigindo que o Governo retire as Propostas de Lei que visam alterar o Código do Trabalho e a Legislação laboral na Administração Pública.

O envolvimento na Greve Geral, a mobilização de mais amigos e companheiros de trabalho, independentemente dos seus vínculos contratuais, e de todos os que se encontram em situação de desemprego, para a participação nas acções de rua e na Manifestação de jovens trabalhadores no dia 31 de Março é essencial e imprescindível.

A Interjovem/CGTP-IN                                          O Movimento de Trabalhadores Desempregados

Para qualquer informação contactar a dirigente Anabela Laranjeira: 910142266

DIF/CGTP-IN