Kalidás Barreto CGTP K039 20Uma delegação da CGTP-IN, que integra a Secretária Geral, Isabel Camarinha, prestará hoje homenagem, junto da família, em Castanheira de Pera, a Kalidás Barreto, dirigente histórico da CGTP-IN.

Mensagem da Secretária Geral da CGTP-IN sobre o falecimento de Kalidás Barreto:

"Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Kalidás Barreto, dirigente histórico da CGTP-IN, com grande prestígio junto dos trabalhadores e estrutura sindical.

Luís Maria Kalidás da Costa Barreto nasceu em Montemor-o-Novo a 16 de Outubro de 1932.

Foi dirigente do Sindicato dos Têxteis do Centro e, nessa qualidade, participou numa reunião da Intersindical, realizada em Leiria, antes do 25 de Abril. Foi também dirigente nacional da Federação dos Sindicatos Têxteis.

Foi eleito, sucessivamente, para o Conselho Nacional e para a Comissão Executiva da CGTP–IN, entre 1977 e 1996

É autor de várias publicações entre as quais: Subsídios para a História do Movimento Operário em Castanheira de Pera, 1982; A Organização Profissional dos Trabalhadores Têxteis de Leiria.

Acérrimo defensor da unidade dos trabalhadores, contra o divisionismo sindical, teve um importante papel na realização do Congresso de Todos os Sindicatos realizado em Janeiro de 1977, no qual lhe coube a primeira intervenção em defesa da unidade sindical, consubstanciada na CGTP-Intersindical Nacional.

Prestamos-lhe sentida homenagem e saudamos a sua vida dedicada aos trabalhadores. Kalidás Barreto foi um activo sindicalista, desde a primeira hora, no processo de fundação da Intersindical e um incansável defensor do seu carácter unitário. A sua morte constitui uma perda que muito lamentamos.

À família e a todos que com ele trabalharam e conviveram endereço as mais sentidas condolências e a garantia de que a CGTP-IN prosseguirá a luta a que Kalidás Barreto se dedicou em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, por um Portugal com futuro.

Foto: 2.º Congresso CGTP-IN – intervenção de Kalidás Barreto, Pavilhão dos Desportos, Lisboa, 1977-
01-27/30. CGTP-IN/K39-05. CGTP-IN/K39-20.