Solidariedade da CGTP IN Jornada de Luta em França 27 de Janeiro de 2022Em nome dos trabalhadores que representa em Portugal, a CGTP-IN manifesta a sua activa solidariedade às acções de luta e mobilizações que as organizações sindicais CGT, FO, FSU e Solidaires, bem como a FIDL, MNL, UNEF e UNL, promovem nos próximos dias e semanas, exigindo aumentos salariais e em defesa do emprego e das condições de trabalho, culminando numa Jornada Nacional de Luta, no próximo dia 27 de Janeiro.

Estamos solidários com as greves e manifestações que as organizações sindicais e sociais convocam, pelo aumento imediato de todos os salários nos sectores púbico e privado, das prestações para os jovens em formação que procuram o primeiro emprego, bem como pela melhoria das pensões dos reformados,

A CGTP-IN apoia as reivindicações sindicais e sociais, em que, num quadro de crise sanitária, económica e social, o governo francês insiste em políticas e medidas que têm conduzido ao aumento dos preços dos produtos de primeira necessidade, como a alimentação e a energia, o que tem provocado uma séria degradação das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores, dos pensionistas e das camadas mais desfavorecidas da sociedade francesa.

Estamos solidários com os objectivos da vossa luta contra as medidas governamentais que agravam muito em particular a precariedade laboral dos jovens, o poder de compra dos trabalhadores no activo e que conduzem também a uma redução real do valor das pensões dos reformados.

A CGTP-IN apoia firmemente as vossas reivindicações de aumento imediato do salário mínimo, do aumento das pensões de reforma e complementares, do abandono da reforma do subsídio de desemprego e das medidas que aumentam a precariedade laboral, sobretudo dos jovens em formação ou em busca do primeiro emprego.

Também em Portugal - onde terão eleições para a Assembleia da República no próximo dia 30 de Janeiro e em que os trabalhadores levarão ao voto a sua luta - a CGTP-IN se tem mobilizado contra o ataque aos direitos dos trabalhadores, nomeadamente à negociação da contratação colectiva, pelo aumento dos salários, pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, pela construção de um Portugal soberano, desenvolvido, de progresso e justiça social.

Em nome da direcção de CGTP-IN e dos trabalhadores que representamos, vos reiteramos a nossa firme e fraterna solidariedade e os nossos desejos do maior êxito nas lutas e mobilizações que organizas nas próximas semanas, particularmente para a vossa Jornada Nacional de 27 de Janeiro de 2022.