A situação das mulheres trabalhadoras em Portugal está a deteriorar-se ainda mais do que em relação aos homens trabalhadores, designadamente em relação ao emprego, aos salários, aos horários, às carreiras profissionais e à protecção social.

As mulheres estão na linha da frente das lutas, seja dos professores, dos enfermeiros, dos médicos, do pessoal não docente das escolas, do sector social, do comércio e serviços e em diversos sectores da indústria maioritariamente femininos.

A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN vai assinalar os 10 anos da SEMANA DA IGUALDADE, entre 6 e 10 de Março, em todo o País, sob o lema: Salários a aumentar | Para a vida mudar | E a igualdade avançar! que inclui o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora (8 de Março).

A Semana abre no dia 6 de Março com diversas iniciativas públicas denominadas “A Igualdade está na Rua” em 10 regiões do País (Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Faro, Funchal e Ponta Delgada), a divulgar em breve.

Num extenso programa que ao longo de todos os dias da Semana vai abranger mais de um milhar de empresas, escolas e outras instituições, onde se realizarão plenários e concentrações à porta, com a participação das trabalhadoras e com os seus testemunhos acerca das desigualdades, discriminações e retrocessos que se vivem nos locais de trabalho, bem como das soluções e propostas para os resolver e ultrapassar.

Estão agendadas diversas concentrações, greves, desfiles, tribunas públicas, marchas e manifestações, em especial no dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.

No âmbito da preparação desta 10ª edição da Semana da Igualdade, a CIMH vai ainda divulgar um Estudo sobre a evolução da situação da mulher no trabalho, nas vertentes do emprego – desemprego – protecção social – precariedade – salários - horários – teletrabalho.