Depois do arranque em Lisboa, amanhã, dia 17, a greve de 24 horas, a todo o serviço, com incidência distrital tem o dia 1 de fevereiro no distrito de Santarém. O conjunto de 18 greves por distrito do continente foi convocado por um conjunto de oito organizações sindicais que vêm convergindo no desenvolvimento de diferentes ações de luta.

A greve em cada distrito é uma oportunidade imperdível para os professores e educadores – dia 1/2 no distrito de Santarém – protestarem e mostrarem a determinação quanto às justas exigências que fazem, não só relativamente à revisão das regras de concursos e colocações, mas também a outras matérias que carecem de respostas urgentes, mas que continuam a ser desprezadas pelo governo.

O dia de luta começa, pelas 08h00 com uma Concentração de professores dos Agrupamentos de Escolas de Abrantes, na Rotunda da Liberdade (liga a Avª Forças Armadas à Avª 25 de Abril); pelas 08H30 um Cordão Humano entre a Escola Secundária Jacome Ratton a EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, em Tomar; também pelas 08h30 Concentração na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, seguida de desfile, com passagem pelos Agrupamentos de Escolas Marinhas do Sal e Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior, e irá terminar em frente ao Município de Rio Maior. A partir das 11h00, todos os docentes do distrito em greve, juntar-se-ão em Santarém, no Largo do Seminário, às 11h00, onde haverá intervenções cargo das organizações sindicais.

Fonte: FENPROF