A Comissão Intersindical da Fiequimetal na TK Elevadores revelou que foi alcançado acordo para revisão dos salários, valorizando a elevada participação dos trabalhadores nos plenários realizados no mês de Janeiro, determinante para o resultado obtido.

Os salários da maioria dos trabalhadores (até 1850 euros) vão ter, com efeitos a Janeiro, aumentos entre 65,50 euros e 71,50 euros (incluindo a actualização dos valores dos subsídios de refeição, de função e de insalubridade).

Está previsto que o aumento do salário-base será renegociado, caso a inflação anual, em Dezembro próximo, seja superior a cinco por cento.

Em Junho vão iniciar-se as negociações para os restantes pontos do caderno reivindicativo, apresentado para negociação na filial portuguesa da multinacional TK Elevator (denominação assumida há cerca de dois anos pela antiga thyssenkrupp Elevator, após a sua aquisição pelo fundo Advent).

 

Quinta diuturnidade
 
Neste acordo, destaca-se também a introdução da 5.ª diuturnidade, no valor de 34 euros, a vigorar a partir de 2024.

A introdução desta 5.ª diuturnidade constitui uma reivindicação dos trabalhadores, no sector de fabricação de material eléctrico e eletrónico (FMEE), onde se inclui o subsector dos elevadores.

Foi já alcançada em empresas como a Cabelte, em Vila Nova de Gaia, e a Continental Advanced Antenna, em Vila Real, nas quais os direitos dos trabalhadores emanam igualmente da mesma contratação colectiva: o CCTV do sector FMEE.

Fonte: Fiequimetal