O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanificios, Vestuário, Calçado e Curtumes do Sul declarou que os trabalhadores da empresa Aunde Portugal - Indústria de Confeção de Capas, de Vendas Novas, estarão em greve a todo o trabalho suplementar, seja ele prestado em dia normal de trabalho, em dias feriados ou folgas, a partir do dia 9 de Fevereiro de 2023 até ao dia 1 de Janeiro de 2024.

São fundamentos da greve:

1. Contra as alterações das categorias e o assédio feito aos trabalhadores visados para a alterarem.

2. Contra o incumprimento:

a) dos periodos publicados no mapa de férias, dos prazos para alteração dos horários e a exigência do trabalho suplementar, pelo respeito pela vida pessoal, pelo direito a conciliar o trabalho com a vida familiar.

3. Contra o acréscimo do valor/hora pago pelo trabalho suplementar prestado em dia normal e em dias feriados ou folgas que não paga o esforço suplementar feito, não favorece a conciliação com a vida pessoal e familiar, desvaloriza o trabalho e é motivo de agravamento das doenças profissionais. Pelo pagamento com acréscimos de 50% na primeira hora e 75% nas seguintes, em dias normais, e 100% nos dias feriados e dias de descanso semanal.

4. Contra a inexistência de gozo de descanso compensatório por trabalho suplementar realizado em dias feriados ou folgas, pelo apuramento e concessão do descanso compensatório acumulado pelos trabalhadores.

5. Contra a discriminação salarial e de género verificada na empresa no sector da manutenção.

6. Pelo aumento de salários que cubra a inflação verificada no ano 2022, pela reposição do poder de compra para todos os trabalhadores.

7. Por negociações, de boa-fé, com os representantes dos trabalhadores.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Curtumes do Sul