Os trabalhadores dos bares e serviço de refeições dos comboios de longo curso da CP não receberam salário de Fevereiro.

Concentração dos Trabalhadores da Apeadeiro 2020, 1 de março de 2023 às 11:00h, no Ministério das Infraestruturas e Habitação, Av. Barbosa Du Bocage nº 5

A empresa Apeadeiro2020, Ld.ª explora o serviço de refeições dos bares dos comboios de longo curso, Alfa Pendular e Intercidades, há quase 2 anos e emprega cerca de 130 trabalhadores.

No passado mês de Janeiro, a empresa alegou que viu as suas contas bancárias penhoradas e não pagou o salário pontualmente, veio depois a pagar aos poucos e regularizou praticamente toda a situação.

Contudo, já informou os trabalhadores que este mês não vai pagara o salário, que vai requerer um Plano de Recuperação de Empresa (PER).

Face à situação, o Sindicato requereu uma reunião ao Ministério do Trabalho com a empresa e com a CP, que se realizou dia 23 de Fevereiro.

A empresa faltou à reunião, alegando que não tem nada para dizer de novo aos trabalhadores.

Nesta reunião, o Sindicato exigiu à CP que esta assuma o serviço de refeições dos bares dos comboios, que assuma também os contractos de trabalho dos trabalhadores e faça um novo concurso, se entender continuar a dar o serviço à exploração.

A CP informou que ainda não tem uma posição sobre o assunto, admitindo, contudo, entregar de imediato o serviço ou outra empresa e depois fazer novo concurso.

É também do conhecimento da CP que no presente, os trabalhadores dos bares não têm produtos para satisfazer as necessidades dos passageiros, que é um serviço incluído na aquisição do título de transporte, por falta de pagamento da Apeadeiro 2020 aos fornecedores.

Os trabalhadores receiam pelo futuro dos postos de trabalho.

Os trabalhadores já protestaram junto da CP no passado dia 9 de Fevereiro e decidiram realizar uma greve, com início dia 1 de Março, bem como realizar uma concentração de protesto à porta do Ministério das Infraestruturas nesse dia, pelas 11 horas, para exigir o pagamento do salário de Fevereiro e a tomada de medidas de modo a serem garantidos os postos de trabalho e o serviço de refeições a bordo dos comboios.

Fonte: SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE HOTELARIA, TURISMO, RESTAURANTES E SIMILARES DO SUL