CONQUISTA DOS TRABALHADORES DO GRUPO ÁGUAS DE PORTUGAL

No seguimento do acordo prévio assegurado em 28 de Fevereiro, o STAL e a FIEQUIMETAL alcançaram, esta sexta-feira (3 de Março), um acordo que garante a valorização salarial dos trabalhadores para este ano.

Já o processo de revisão do Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) em vigor na empresa arranca em 5 de Abril – com prioridade para as carreiras e tabela salarial –, com base na proposta apresentada pelas nossas estruturas sindicais.

Este acordo representa um primeiro passo no sentido de se garantir a devida e justa valorização dos trabalhadores do Grupo AdP, que viam – apesar de todo o seu empenho, dedicação e profissionalismo – o seu reconhecimento tardar e sistematicamente adiado.

Apesar deste acordo constituir um passo importante no reconhecimento profissional e no respeito pela dignificação dos trabalhadores do Grupo AdP, o STAL e a FIEQUIMETAL estão cientes de que continua a estar aquém do que os trabalhadores necessitam e reivindicam, neste período particularmente difícil (marcado pelo aumento brutal do custo de vida) e num Grupo que, em 2021, obteve lucros de mais de 83 milhões de euros!

A negociação prossegue já no dia 5 de Abril, data em que se inicia o processo de revisão do ACT, com base na proposta apresentada pelo STAL/FIEQUIMETAL, cuja prioridade são as questões relativas às carreiras e à tabela salarial.

AUMENTOS PARA 2023
2% entre F6 (inclusive) e A5 (inclusive);
52€ entre J3 (inclusive) e F5 (inclusive);
70€ entre M7 (inclusive) e J2 (inclusive).

Ficou ainda acordada a valorização em 1 escalão dos técnicos operativos e técnicos até à posição K7 (inclusive), sempre que tenham uma antiguidade igual ou superior a 10 anos.

NOTA: A valorização que resulta da aplicação desta regra não tem efeito no âmbito da avaliação em vigor e respectivas valorizações remuneratórias, nomeadamente quantos aos pontos que cada trabalhador tenha para efeitos da sua próxima progressão.

O vencimento base mais baixo passará a ser de 830€, 9,2% acima da RMMG;
A base da carreira para técnicos passará a ser de 944€;
A base da carreira para técnicos superiores passará a ser de 1.320,00€, alinhada assim com a Administração Pública.
IMPORTANTE: Em breve serão realizados os processos de reclassificação ainda em falta nalgumas empresas do Grupo AdP, com retroactividade a 1 de Janeiro de 2022! Todos os outros aumentos terão retroactividade a 1 de Janeiro de 2023!

Fonte: STAL