A FECTRANS, através do seu Sindicato, o STRUP, esteve presente na reunião que o IMT promoveu, para discutir o tema dos cartões tacográficos, da qual destacamos as principais conclusões:

O IMT assumiu que custeará os prejuízos decorrentes desta situação, incluindo os custos com as contra-ordenações aplicadas aos trabalhadores e nesta situação os envolvidos em eventuais novas situações, devem desde logo, entrar em contacto com o Sindicato, para se accionarem os canais que estão em aberto para a resolução destes problemas;

Numa fase intermédia irá ser criada uma plataforma digital, a estar operacional a curto prazo, a que os trabalhadores podem recorrer a fim de ser emitida uma declaração personalizada, que deve ser mostrada sempre que seja levantada alguma questão relativa à homologação dos cartões;

A partir do momento em que haja a homologação do INCM para a emissão dos cartões de segunda geração, será operacionalizada uma plataforma digital, onde sem custos, os trabalhadores podem pedir uma segunda via dos respectivos cartões, mantendo estes a validade dos actuais.

O STRUP/FECTRANS acompanha toda esta situação e sempre que houver novidades fará chegar essa informação aos trabalhadores do sector, apelando a que façam chegar as situações que eventualmente venham a acontecer, para de imediato serem canalizadas para o IMT e/ou Associações Patronais.

Fonte: Fectrans