A unidade e a determinação dos trabalhadores da Fico Cables, na Maia, resultaram numa grande adesão à greve e à concentração no dia 24 (na foto). Sem uma resposta patronal positiva, há de novo greve e concentração no exterior da fábrica, amanhã, das 12 às 16 horas.

Está ainda declarada greve a todo o trabalho suplementar, de 24 de Março a 30 de Abril.

Como se refere num comunicado do SITE Norte, a decisão de encetar estas formas de luta foi tomada em plenário, nos dias 15 e 16 de Março, por larga maioria, para dar continuidade às lutas encetadas nos dias 9 e 10 de Fevereiro, com uma grande adesão.

Os trabalhadores continuam a exigir:

- Aumentos salariais dignos e justos, que reponham a perda de poder compra, reavaliando as actualizações salariais de Janeiro e tendo em conta a reivindicação de que nenhum trabalhador tenha um aumento inferior a 100 euros;

- Respostas concretas às restantes reivindicações que constam do Caderno Reivindicativo (nomeadamente, actualização do subsídio de alimentação, redução do horário de trabalho, implementação de uma pausa adicional de 10 minutos e eliminação de todas as formas de discriminação que penalizam os trabalhadores;

- Atribuição do dia de aniversário a todos os trabalhadores, cumprindo o que foi acordado e assumido por escrito;

- Fim da avaliação de desempenho, que a empresa continua a aplicar em Abril, resultando em aumentos salariais de forma discriminatória e injusta. Em Abril, todos os trabalhadores devem ter um aumento salarial que reponha o poder de compra e não seja condicionado a avaliação de desempenho.

 Fonte: Fiequimetal