Enfermeiros civis do Hospital das Forças Armadas exigem valorizaçãoENFERMEIROS CIVIS DO HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS EXIGEM VALORIZAÇÃO E FIM DA DISCRIMINAÇÃO!
SEP fez Denúncia Pública em frente ao Hospital

Os enfermeiros civis do HFAR estiveram hoje concentrados em frente ao Hospital para denunciar a situação de injustiça com a qual estão confrontados.

Após anos de luta do SEP e dos enfermeiros em torno da atribuição dos pontos para efeitos de progressão foi publicado o DL 80-B/2022 que permite resolver injustiças sobre a contagem de pontos a milhares de enfermeiros, ainda que de forma insuficiente.

Para além de outras questões que estão ainda por resolver e com entendimentos que continuam a perpetuar o não pagamento do que é devido aos enfermeiros, como é o caso dos respetivos retroativos, os enfermeiros do HFAR sentem-se discriminados em relação aos restantes colegas das instituições públicas de saúde, face à intransigência do HFAR em não aplicar as mesmas regras.

Esta situação é inadmissível uma vez que se aplica a estes enfermeiros a mesma carreira, só podendo ser encarada como uma recusa clara, por parte desta Instituição, em não valorizar os enfermeiros e uma intenção de poupar dinheiro à custa da discriminação.

Por isso, os enfermeiros do HFAR exigem:

● Progressão
✔ A contabilização de 1,5 pontos a TODOS os enfermeiros entre os anos 2004 e 2014, inclusive;
✔ A contabilização de pontos de todos os anos de serviço para efeitos de progressão, independentemente do mês de entrada;
✔ O pagamento dos retroativos desde o momento em que se adquire o direito à progressão, a partir de 2018;
● A correção da injustiça da não transição para a categoria de enfermeiro especialista, em harmonia com os colegas das instituições do SNS;
● Abertura de concursos para enfermeiro e enfermeiro especialista;
● Resolução das situações que têm originado atrasos recorrentes no pagamento das remunerações suplementares.

Na concentração estiveram presentes, em solidariedade com a luta dos enfermeiros, representantes da Associação Nacional de Sargentos.

FONTE: SEP