Com a greve parcial realizada ontem, na Alliance Healthcare, e as concentrações no exterior das instalações da empresa, em Alverca e no Porto, os trabalhadores mostraram que não estão dispostos a continuar a perder poder de compra, como sucederá com a decisão tomada pela administração sem acordo com os sindicatos.

A luta decorreu entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira, no seguimento de plenários de trabalhadores, nos dois estabelecimentos, a 12 e 13 de Março.

Esta foi a resposta à decisão patronal de actualizar salários em três por cento, quando a proposta apresentada pelos trabalhadores, no seu Caderno Reivindicativo, é de um aumento salarial de oito por cento, com subsídio de refeição de 9,60 euros.

É necessário recuperar as perdas salariais dos últimos anos, face ao aumento do custo de vida. A empresa tem obtido resultados que permitem ir bastante mais além na sua proposta salarial.

Os trabalhadores esperam que a administração tome medidas no quadro negocial e promova uma reunião com a comissão sindical (SITE CSRA e SITE Norte), de forma a corresponder às justas reivindicações dos trabalhadores.

Poderia tê-lo feito desde que foi apresentado o pré-aviso de greve, mas não fez. Os trabalhadores e os sindicatos analisarão, a seu tempo, a forma como esta luta se vai reflectir no comportamento patronal. Em função disso, tomarão as decisões adequadas.

Fonte: Fiequimetal

SITEnorte AllianceHealthcare Porto