PARA EXIGIR MELHORES SALÁRIOS, MAIS DIREITOS E UMA VIDA DIGNA

Protesto Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Sector Empresarial no dia 27 de Junho

A Direcção Nacional do STAL aprovou, hoje (sexta, 30), a acção de luta em Lisboa, e reafirma o compromisso na mobilização e intensificação da luta, reforçando a sua presença nos locais de trabalho; assim como esclarecendo e organizando os trabalhadores para a luta na rua, nas autarquias e empresas, por melhores condições de vida e de trabalho.

Da análise político-sindical realizada pela DN do STAL, na reunião desta sexta-feira, na sede do Sindicato (em Lisboa), o órgão dirigente do Sindicato sinaliza que os resultados das eleições para a Assembleia da República em 18 de Maio ficaram marcados pelo reforço da direita e, em particular, da extrema-direita, à boleia de um discurso populista e assumindo posições xenófobas, racistas, intolerantes e de natureza fascista, traduzindo um quadro político mais adverso à resolução dos graves problemas com que se confrontam os trabalhadores e a maioria da população, e abre portas ao aprofundamento do ataque aos Serviços Públicos e ao retrocesso nos direitos.

Além da análise crítica à governação da AD – pelas doses maciças de propaganda e pela distribuição do excedente orçamental a algumas camadas profissionais, resultado da sua luta, e por opções, apoiadas por CH e IL, e até ao limite, pelo PS, que beneficiaram os grandes grupos económicos que continuam a embolsar lucros recorde –, a DN do STAL frisa também que existem reais motivos de preocupação com o reforço das forças da direita e extrema-direita no Parlamento, cujos programas políticos não só não dão resposta aos problemas dos trabalhadores, como agravam e impõem retrocessos, nomeadamente se se verificar a eventual revisão constitucional tão desejada pelos referidos partidos políticos, que significaria um ataque aos valores da Revolução de Abril e uma liquidação de direitos.

Neste quadro político negativo, a DN reafirma o compromisso do STAL na mobilização e intensificação da luta dos Trabalhadores da Administração Local e do Sector Empresarial, destacando, como reivindicações centrais, a recuperação do poder de compra e a valorização salarial; a recuperação e valorização das carreiras e profissões; o fim da precariedade; a generalização das 35 horas; o respeito pela contratação colectiva; o alargamento e a melhoria do SPI, com inclusão do risco; o subsídio de piquete e de disponibilidade; o fim do SIADAP; a recuperação das indemnizações por acidente em serviço; a defesa do Poder Local Democrático e o fim das privatizações de Serviços Públicos de água, saneamento e resíduos.

SOLIDARIEDADE COM OS POVOS QUE LUTAM E RESISTEM

Na reunião desta sexta-feira, a DN aprovou, igualmente, mais duas resoluções, em que apela à PAZ e exige o fim dos conflitos armados e a barbárie genocida em Gaza cometida por Israel, com a cumplicidade dos EUA e seus aliados, incluindo o Estado Português, em total desrespeito pela Constituição da República Portuguesa.

O STAL expressa a sua solidariedade com todos os povos que lutam e resistem; rejeita o caminho da guerra, invasões, agressões, bloqueios e ingerências; e reafirma a necessidade de encetar caminhos que conduzam à Paz.

A DN apela, ainda, aos trabalhadores a participarem nas comemorações dos 50 anos do STAL, que se assinala este ano, chamando a atenção para a próxima iniciativa, que irá decorrer no Porto, no dia 22 de Agosto.

Fonte: STAL

Protesto Nacional do STAL