Cerca de 40 trabalhadores do Hotel Ritz Lisboa (Four Seasons Hotel Ritz Lisboa), se concentraram hoje de manhã, dia 31 de outubro em defesa do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT, Hotéis Centro-Sul) negociado entre a FESAHT/Sindicatos e a AHP/Patronato, no âmbito de ações de luta promovido pelo Sindicato.

O sector da Hotelaria vive os melhores resultados financeiros e turísticos de sempre, e todos os indicadores apontam que o presente ano de 2025, será muito melhor que no ano anterior.

As entidades patronais diariamente não respeitam os direitos coletivos e individuais dos trabalhadores, e possuem um só objetivo, lucrarem o mais possível através da exploração de quem trabalha e produz.

O sector é o que mais baixos salários têm a nível nacional, maior precariedade e afasta trabalhadores de apostarem no sector como profissão de Futuro.

A não negociação e o bloqueio à contratação coletiva por parte da AHP - apoiado pelo(s) governo(s) - tem apostado na precarização do sector, retirando responsabilidade e qualidade no serviço prestado, e só tem se sustentado, ainda, graças aos profissionais com mais experiência, alguns com mais de três décadas no sector, com rendimentos baixos, congelados na carreira e sem perspectivas.

Esta é uma luta dos trabalhadores para os jovens, para os pais com filhos menores e para aqueles que em pleno século XXI não querem perder direitos que levaram tanto tempo a serem conseguidos.

“Os que lutam podem vencer os que não lutam perdem sempre “

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul

hotelaria sul