O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura, emitiu pré-aviso para a Greve geral, de 11 de Dezembro.

Saudando a decisão do Conselho Nacional da CGTP-IN de convocar a Greve Geral para o próximo dia 11 de Dezembro face ao gravíssimo retrocesso civilizacional que representam as propostas do Governo para alteração à Legislação Laboral, que se traduz num retrocesso sem precedentes nos direitos e garantias dos trabalhadores, é emitido este Pré-aviso de Greve pelo Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura..

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura - convoca todos os trabalhadores em arquitetura para a Greve Geral, no próximo dia 11 de dezembro.

Esta é a primeira convocatória de um Sindicato do setor da Arquitetura para uma greve.

O Governo anunciou um anteprojeto de degradação da Legislação Laboral que representa um retrocesso grave e um ataque direto aos direitos que os trabalhadores conquistaram com anos de luta e mobilização.

O SINTARQ rejeita estas alterações na íntegra, que significam menos proteção e mais instabilidade para quem trabalha.

O anteprojeto apresentado pelo Governo traduz-se numa agenda orientada para os interesses dos empregadores, insistindo na ideia de que o aumento dos horários e a redução de direitos dos trabalhadores aumentam a produtividade. Esta lógica de “flexibilização” ignora a qualidade do trabalho produzido, desvaloriza a experiência e o conhecimento dos trabalhadores e transforma-os num recurso descartável.

Por todos estes motivos, o SINTARQ junta-se à Greve Geral de dia 11 de dezembro decretada pela CGTP-IN à qual se juntou a UGT e dezenas de sindicatos independentes. O vasto número de estruturas representativas de trabalhadores que se sabe já terem subscrito a convocação desta Greve Geral revela a justeza e transversalidade das reivindicações dos trabalhadores, ao mesmo tempo que reforça o caráter vil da proposta do Governo.

Para esclarecer quaisquer dúvidas dos trabalhadores, mobilizá-los e envolvê-los ativamente na preparação desta Greve Geral, o SINTARQ organiza duas Reuniões Locais. Acontecerão na manhã de sábado, dia 29 de novembro, a partir das 11:00 horas, nas cidades do Porto e Lisboa, com transmissão online, abertas a todos os trabalhadores do setor da arquitetura.

No Porto, a reunião irá decorrer na sede nacional do SINTARQ, na Rua Padre António Vieira 195 e, em Lisboa, nas instalações da União de Sindicatos de Lisboa, na Avenida Álvares Cabral 19.

O SINTARQ afirma que o futuro do setor deve assentar na estabilidade, na valorização profissional e na melhoria efetiva das condições de trabalho, ao invés de salários baixos, horas extra não remuneradas ou falsas ideias de flexibilidade que mais não são do que o mascarar de vínculos precários e da falta de progressão na carreira.

 Por trabalho digno e com direitos, pela valorização do trabalho em arquitetura!

 Fonte: SINTARQ

SINTARQ