O dia dedicado à Terra foi parcialmente consignado a partir de  22 de Abril de 1970, data de uma manifestação de protesto realizada na América contra o crescimento desmedido da poluição ambiental e pela insustentabilidade do planeta  levado a cabo pela rápida escassez de matérias primas devido ao excesso de consumo  pelo ser humano.

         Com o tempo esta situação continuou a agravar-se e foi esse o motivo que veio posteriormente a conduzir à realização em 1972, em Estocolmo, da Primeira Conferência dedicada a esta causa. O seu primeiro objectivo foi o de sensibilizar os líderes mundiais para uma verdadeira mudança na amplitude e dentro da escala dos problemas materiais e ambientais causados pelo modelo de desenvolvimento face à delapidação material de muitas matérias primas especialmente daquelas que não são renováveis e na sempre crescente poluição geral que põe em causa a sustentabilidade do Planeta Terra.

         Apesar de esta situação ser grave, só ficou definitivamente reconhecida depois de ter sido adoptado mundialmente como uma necessidade de lembrar e consagrar um dia ao planeta Terra, apesar de ainda não estar integrado no calendário da ONU.

         É a partir de 1990 que cada ano, a 22 Abril, data em que se reúnem e manifestam um maior número de grupos e entidades para chamar a atenção dos gravíssimos problemas da Terra, grupos esses constituídos principalmente por universitários ou por ambientalistas apoiados por alguns órgãos de comunicação social que têm dado um grande impulso e visibilidade.

         Vamos contribuir para salvar o planeta Terra. Ele está doente e precisa de um ambiente mais saudável e exige o empenho pessoal de cada um de nós.

         É preciso reduzir o desperdício de água, energia e combustíveis e evitar o consumo excessivo.

         Não poluir com lixo, enviar resíduos para a reciclagem, reduzir consumo de produtos descartáveis, viajar de preferência em transportes públicos, adquirir aparelhos menos consumidores. Eis alguns exemplos.