A ONU - Organizações das Nações Unidas - decretou 2012 o Ano Internacional das Cooperativas. O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no dia 7 de Julho. A CGTP-IN não pode deixar de comemorar este dia especial que relembra o glorioso passado e a acção actual das cooperativas.

As Cooperativas afirmaram-se ao longo dos tempos como instituições de iniciativa popular e democrática, não só como importantes factores de promoção humana mas também do desenvolvimento económico e social. Ao longo dos tempos, foram alargando a sua acção a todo o tipo de actividade humana, muito para além das conhecidas Cooperativas de consumo. Existem, também, na área da produção, da cultura, da indústria, da habitação, dos transportes, bem como a Caixa de Crédito para a agricultura.

As Cooperativas destacam-se das empresas porque apostam num novo tipo de relações sociais enquanto organizações que defendem o respeito pelos seus colaboradores e associados em prol do bem estar e do equilíbrio com o desenvolvimento económico e social, mas também, e principalmente, pela sustentabilidade do meio ambiente que as envolve.

Acreditamos que os desafios hoje lançados às cooperativas e neste momento particular de grave crise e de crescimento da pobreza, leva-as a confrontarem-se em particular com a procura de novas soluções para um desenvolvimento mais harmonioso e de futuro, envolvendo-as no constante apoio às populações principalmente as mais próximas do seu raio de actividade. Também têm outras preocupações a que querem responder eficazmente, sem pôr em causa os destinatários da sua principal razão de existir - os seus associados.

O Movimento Cooperativo já demonstrou  a sua importância e o valor que tem. É um bem comum e por isso é insubstituível e deve ser protegido, apoiado e dinamizado.

Na CGTP-IN, estamos conscientes e esperançados do papel que cabe às Cooperativas agora e no futuro, pelo que fazemos votos de um bom êxito pelo seu trabalho em prol de nós todos e por um mundo melhor.