CTC Cub 1A CGTP-IN, representada por Augusto Praça, da Comissão Executiva, participa no XXI Congresso da CTC, Central de Trabalhadores de Cuba, que se realiza na cidade de Havana, de 20 a 24 de Abril. O Congresso, que comemora também os 80 anos de existência da central sindical, elegerá a nova direcção da CTC e debaterá o desenvolvimento do processo político e sindical e o reforço da organização sindical nas empresas e locais de trabalho, para um movimento sindical mais organizado, mais influente e mais eficaz.

Augusto Praça dirigirá aos congressistas uma mensagem de amizade e solidariedade da CGTP-IN, que se transcreve abaixo.

Intervenção

Saúdo o camarada Secretário-Geral da CTC e também toda a Direcção da grande central dos trabalhadores Cubanos

Em primeiro lugar uma saudação especial da CGTP, central de classe dos trabalhadores portugueses, a todos os trabalhadores e ao povo revolucionário cubano.

A CGTP-IN foi com muita estima que recebeu o convite da CTC para estar presente no seu congresso e aqui está para manifestar a sua profunda admiração ao povo e aos trabalhadores cubanos.

A história da CGTP, que em 1 de Outubro 2020 comemorará os seus 50 anos é a história do povo cubano na sua luta pela sua soberania contra os ataques e ingerência do imperialismo americano que tudo têm feito desde as tentativas de invasão, a tentativa do assassínio dos seus dirigentes, impondo o bloqueio económico que continua nos nossos dias e contra o qual temos que continuar a lutar.

A CGTP em nenhum momento hesitou em estar ao lado dos trabalhadores e povo cubano, povo este que de forma única soube e sabe lutar pela sua independência e dignidade, mesmo que para isso tenha sofrido a ira daqueles que não aceitam que os povos tomem nas suas mãos o seu destinos.

Na luta do povo cubano a CGTP nunca hesitou em estar a seu lado na luta pela construção de uma sociedade onde os trabalhadores são os detentores do poder politico.

Não esquecemos a solidariedade que os trabalhadores cubanos e a sua CTC sempre manifestaram à luta do povo português na luta contra o fascismo e depois com a revolução de Abril, o apoio que recebemos nessa data histórica para a libertação dos trabalhadores contra a exploração, e também não esquecemos o apoio que foi prestado aos povos africanos na luta pela sua independência, designadamente em Angola e nas outras colónias portuguesas.

No período que vai de 2011 a 2014 os trabalhadores portugueses viram os seus direitos postos em causa pelas políticas neoliberais conduzidas pela União Europeia (EU), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE).

Politicas estas que tiveram como objectivo principal atacar os direitos dos trabalhadores reduzirem os salários e as pensões, atacar os serviços públicos essenciais entregando-os ao capital privado, empresas públicas lucrativas essenciais para povo português foram privatizadas ou foram criadas parcerias público privadas para garantir os lucros ao grande capital e à multinacionais.

Os trabalhadores e o povo português com a luta que desenvolveu conseguiu em Outubro de 2015 nas eleições para o parlamento, onde os partidos de esquerda, onde o partido comunistas português tem um papel importante, derrotar estas politicas de ataques aos seus direitos e recuperar muitas dessas perdas, mas não desistimos de continuar a lutar por avançar nos direitos, melhorando os salários, as pensões e a melhoria do acesso a serviços públicos como o acesso à saúde e à educação.

Caros camaradas

Não podemos deixar de falar num outro problema que hoje afecta muitos povos e trabalhadores que é a ascenção das forças politicas fascistas ou neofascistas que grassam por todo o mundo a começar na América Latina e acabar na Europa.

Vemos o ascenso da guerra como um elemento estruturante para submter a vontade dos povos, por isso a CGTP condena todas as formas de ingerência que o imperialismo vem desenvolvendo em países como a Venezuela, Síria, Iémen e toda América latina. Daqui também manifestamos o nosso apoio ao povo Palestino e Saharaui na sua luta pelo direito a ter um país independente.

Por fim queremos desejar aos trabalhadores e povo cubano o nosso profundo apoio à sua luta para construir um país onde os homens e mulheres sabem que os seus direitos são objectivo final e onde não há exploração e que os valores da paz, da amizade estão sempre presentes.

Da parte da CGTP podem contar com o nosso empenhamento no alcançar dos vossos sucessos definidos neste congresso.

A nossa amizade é profunda e assim continuará no futuro

Viva o CONGRESSO da CTC !

Vivam os trabalhadores e o povo cubano !

Viva a Revolução Cubana!

Pelo fim ao bloqueio económico!

Viva a amizade dos trabalhadores portugueses e trabalhadores Cubanos!

Lisboa, 17 de Abril de 2019
Augusto Praça