2013 09 poster international-action-dayA Federação Sindical Mundial (FSM) leva a cabo no dia 3 de Outubro de 2013 uma importante Jornada de Acção Mundial, subordinada ao lema “Luta pelos teus Direitos – Por uma Vida Digna”, apelando à luta contra a rapina dos recursos naturais dos trabalhadores e povos, que o grande capital e, designadamente, as transnacionais levam a cabo, colocando em sério risco o direito universal de acesso aos alimentos, à água, aos medicamentos, à habitação e à educação, à saúde, ao emprego e aos serviços públicos.

MENSAGEM À FSM

Dia Internacional de Acção da FSM - 3 de Outubro de 2013

Lisboa, 1 de Outubro de 2013

Estimados e estimadas camaradas,

A FSM convoca os trabalhadores de todo o mundo para se mobilizarem e aderirem a este dia, em que se realizam, nos vários continentes, protestos, conferências, marchas, manifestações, greves e outras acções de luta.

Efectivamente, uma ofensiva predadora desenvolve-se num quadro da grave crise do sistema capitalista, que está a conduzir a um profunda regressão civilizacional, com terríveis consequências no plano económico e social, energético, ecológico e das matérias-primas. A realidade cada vez mais demonstra a incapacidade do capitalismo em assegurar o desenvolvimento económico e social e a preservação das condições naturais de vida, sendo especialmente grave a falta de acesso à água e a produtos alimentares.

A ganância do lucro põe em causa o direito à saúde quando se recusa o direito ao tratamento médico e à vacinação, via pela qual se poderia evitar as milhares de mortes de crianças, entre outros, em muitas áreas do globo.

Na verdade, o sistema capitalista impõe uma brutal assimetria na distribuição de bens e rendimentos entre as classes sociais e entre países, criando um mundo injusto e acentuando diariamente as desigualdades.

A ofensiva do grande capital internacional é acompanhada por um violento ataque ás conquistas laborais, sociais e cívicas dos trabalhadores e dos povos, designadamente aos direitos sindicais, dos quais ressaltam o direito dos trabalhadores à contratação colectiva e à organização, visando assim reduzir a sua resistência e luta e tentando impor o empobrecimento generalizado e o aumento da exploração.

Camaradas,

A resistência e a luta do movimento sindical, com uma orientação democrática, unitária, independente, de classe e de massas, priorizando a acção nos locais de trabalho, e claro, também nas ruas dos nossos países, contra esta ofensiva e contra as chamadas “políticas de austeridade” e de regressão social e civilizacional, constituem hoje um imperativo em Portugal, na Europa e no Mundo. É uma luta crucial pelo emprego seguro e com direitos, por um presente e um futuro dignos para as novas gerações, pela justiça social, pela soberania dos povos, pela paz e pelo desenvolvimento.

Pela nossa parte, é em luta que celebramos hoje, dia 1 de Outubro, o 43º Aniversário da CGTP - Intersindical Nacional e que no dia 19 de Outubro organizaremos nas pontes das cidades de Lisboa e Porto, uma grande “Marcha por Abril: Contra a Exploração e o Empobrecimento”.

Estimados e estimadas camaradas,

A CGTP-IN associa-se assim, no quadro concreto da nossa situação nacional e com forte espírito de solidariedade internacionalista, ao Dia Internacional de Acção 2013 da FSM, porque a nossa luta é a vossa luta, é a luta de todos os que se batem, com determinação e bravura, pela defesa intransigente dos direitos, interesses e aspirações dos trabalhadores e dos povos.

Reafirmamos que é necessária e urgente uma nova ordem mundial que ponha fim à exploração e que garanta a equidade, com uma justa distribuição da riqueza, com progresso, crescimento económico e justiça social.

Lutemos pelos nossos direitos!

Viva o 3 de Outubro de 2013!

Com fraternas saudações

Augusto Praça

Secretário de Relações Internacionais

Comissão Executiva

CGTP-IN/Portugal

Message to the WFTU

WFTU 3 October 2013 International Day of Action

Lisbon, 1 October 2013

Dear Comrades,

The World Federation of Trade Unions is promoting, on October 3rd 2013, an important International Day of Action, under the motto “Fight for your rights – For a Decent Life”, and is calling for the struggle against the plunder that big capital and notably transnationals are doing to the natural resources of the peoples and countries, seriously undermining the universal right of access to food, water, medicine, housing, books, jobs and public services.

The WFTU calls on workers across the world to mobilize and join this action day in which, in different continents, protests, conferences, marches, demonstrations, strikes and other forms of action are taking place.

In fact, a plundering offensive is being developed in the context of the crisis of the capitalist system, which is leading to a profound civilisation regression, with appalling consequences in the economic, social, energetic, ecological and raw material domains. Reality increasingly demonstrates capitalism’s incapacity of ensuring economic and social development and the preservation of life’s natural conditions, with particular gravity with regard to access to water and food.

The greed for profit also undermines the right to health, when the right to medical treatment and vaccination is refused, a way through which we could avoid thousands of children’s deaths, among other people, in many parts of the world.

The capitalist system imposes deep asymmetries in the distribution of goods and income among different social classes and among countries, thus creating an unfair world, daily increasing inequalities.

The onslaught of big international capital is accompanied by a violent attack against the labour, social and civic workers’ and peoples gains, namely trade union rights, of which we highlight the workers’ right to collective bargaining and to organising, thus trying to limit their resistance and struggle and install widespread impoverishment and added exploitation.

Comrades,

The resistance and struggle of the class-oriented, unitary, democratic, independent and massive trade union movement, giving priority to its action in companies and enterprises and of course in the streets of our countries, against this offensive and against the so-called “austerity policies” and of social and civilisation regression, are nowadays an imperative, in Europe and the world over. It is a crucial struggle for stable jobs with rights, for a dignified present and future for the new generations, for social justice, for the peoples’ sovereignty, for peace and development.

We are part of this struggle, and it is in struggle that today, October 1st. 2013, we celebrate CGTP-IN’s 43rd Anniversary and that, on the 19th of October, we will organise, over the bridges of the cities of Lisbon and Porto, a strong “March for April: Against Exploitation and Impoverishment”

Dear Comrades,

The CGTP-IN thus joins and supports, in the framework of our concrete national situation and with a strong internationalist solidarity spirit , WFTU’s 2013 International Day of Action, because our struggle is your struggle, it is the struggle of all those who are engaged, with determination and bravery, in the defence of workers and people’s rights, interests and yearnings.

We reaffirm that it is necessary and urgent to fight for a new international order that puts an end to exploitation and that may assure equity, with fair wealth redistribution, with progress, economic growth and social justice.

Long Live WFTU’s 2013 International Day of Action!

Fraternal Regards

Augusto Praça