brasil portugalO Departamento de Migrações da CGTP-IN, reuniu, no dia 22 de Fevereiro, com a Frente de Imigrantes Brasileiras/os em Portugal (FIB Portugal).

Nesta reunião, para além dos vários assuntos tratados, ficámos a saber que a FIB é um grupo de trabalhadores/as brasileiros/as residentes em Portugal, que tem como objectivo a mediação entre as necessidades imediatas dos/as imigrantes em Portugal e as informações referentes aos seus direitos sociais e políticos.

À semelhança do que já acontece no Porto (com o apoio da União dos Sindicatos do Porto), a FIB -P pretende estabelecer a mediação entre a comunidade trabalhadora brasileira e as organizações sindicais na região de Lisboa. O objectivo desta mediação será consciencializar os/as trabalhadores/as brasileiros/as da região de Lisboa acerca dos seus direitos laborais por via da sua aproximação aos sindicatos.

Para tal, pretendem desenvolver um conjunto de actividades (Café com as/os imigrantes), nomeadamente, acções de sensibilização junto da comunidade, com a colaboração das organizações sindicais. Essas acções servirão para identificação de problemas concretos, reflexões conjuntas, criação de laços de solidariedade e resolução de problemas relacionados com o trabalho.

O Departamento de Migrações propôs estabelecer a articulação entre a FIB e o Movimento Sindical Unitário e apoiar esta organização ao nível da divulgação das suas actividades com os Sindicatos e Uniões Distritais.

Migrações
04.03.2022