catalunhaA CGTP-IN tem acompanhado, através das suas relações com o movimento sindical do Estado Espanhol e da Catalunha, os desenvolvimentos que conduziram à convocação de um Referendo sobre a independência, no dia 1 de Outubro.

Sendo uma situação que tem fundas raízes históricas e de natureza político-constitucional, no que respeita ao relacionamento entre o Estado Espanhol e a Catalunha, a CGTP-IN considera que os problemas políticos devem resolver-se pela via do diálogo, da negociação e da democracia e nunca pela via da judicialização, da violência e da repressão policial.

No dia em diversas organizações da Catalunha – sindicais, sociais e populares – promovem greves ou mobilizações, a CGTP-IN manifesta a sua solidariedade a todos os que lutam contra a repressão policial e exigem o respeito pelos direitos humanos, laborais, sociais e cívicos.

A CGTP-IN considera que a resolução deste grave problema passa necessariamente pela via do diálogo, aos mais diferentes níveis de representação política.

03.10.2017
CGTP-IN