protestoA CGTP-IN expressou, em mensagem que abaixo se transcreve, a sua solidariedade para com as 8 Centrais Sindicais Brasileiras que ontem promoveram uma grande Jornada Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência no Brasil.

CGTP-IN solidária no dia Nacional de luta contra a Reforma da Previdência no Brasil

Os trabalhadores brasileiros e as camadas mais pobres da população no Brasil têm sido altamente sacrificados pelas políticas protagonizadas pelo governo golpista de Michel Temer, que actua cada vez mais como agente dos interesses dos grandes grupos económicos e do imperialismo na América Latina. É hoje cada vez mais claro que o golpe contra o governo de Dilma Rouseff visava uma escalada contra os trabalhadores e o povo brasileiro, a que as suas centrais sindicais têm sabido responder com acção, unidade e luta. Mas procurava também fazer andar para trás os avanços progressistas na América Latina.

A chamada reforma da previdência (maior contributo para a destribuição da riqueza no Brasil) que o actual governo quer impor acentuará as desigualdades num país profundamente desigual. Inicia um processo de terceirização sem limites. Procura abrir caminho à privatização da segurança social, ao aumento da idade de reforma e provoca a regressão nos direitos e garantias sociais dos trabalhadores. O projecto do governo golpista coloca ainda em causa o direito à actividade sindical e chantageia os trabalhadores para aceitarem a redução de direitos abaixo do estabelecido pela lei, podendo significar o fim das férias pagas, do subsídio de férias, da licença de maternidade e do descanso semanal remunerado.

A Confederação Geral dos trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional expressa a sua solidariedade com a luta e mobilização dos trabalhadores brasileiros contra a reforma da previdência e a reforma trabalhista. E saúda a luta dos trabalhadores pelos seus interesses e aspirações e pelo fim da escalada de destruição de direitos do governo de Michel Temer.

Recebam assim a nossa mais fraterna saudação e a expressão da nossa confiança na luta que travam neste importante e significativo momento para o futuro dos trabalhadores e do povo brasileiros.

INT/CGTP-IN
06.12.2017