manif240109Empenhados na luta pela emancipação social de quem trabalha - em Portugal e por todo o mundo - temos estado na primeira linha do combate às injustiças, às desigualdades e assimetrias entre trabalhadores e entre povos e países; exigimos a erradicação da fome e da pobreza, da guerra e do colonialismo; batemo-nos pela universalização e respeito pelos direitos humanos – nas suas dimensões política, económica, social e cultural; lutamos pelo fim da exploração capitalista e da dominação imperialista e por uma nova ordem internacional.

 


 

 

Intervenção de Graciete Cruz

Membro da Comissão Executiva da CGTP-IN

Responsável de Relações Internacionais

 

MANIFESTAÇÃO DE SOLIDARIEDADE COM O POVO PALESTINIANO

Lisboa (Largo do Camões), 24 de Janeiro de 2009

Caros Amigos,

A CGTP-IN inscreve a solidariedade e a fraternidade internacionalista como princípios fundamentais da sua acção. Para nós, a luta contra a exploração, pela justiça social e pela democracia é inseparável da luta pela Paz, pelos direitos humanos e pela soberania das nações como valores superiores e universais.

Empenhados na luta pela emancipação social de quem trabalha - em Portugal e por todo o mundo - temos estado na primeira linha do combate às injustiças, às desigualdades e assimetrias entre trabalhadores e entre povos e países; exigimos a erradicação da fome e da pobreza, da guerra e do colonialismo; batemo-nos pela universalização e respeito pelos direitos humanos – nas suas dimensões política, económica, social e cultural; lutamos pelo fim da exploração capitalista e da dominação imperialista e por uma nova ordem internacional.

Nesta linha, temos, desde sempre, tido uma acção solidária, nos planos nacional e internacional, para com os trabalhadores e os povos vítimas de embargos e bloqueios imperialistas e em luta pela afirmação ou salvaguarda da sua independência, seja na América Latina, no Sahara Ocidental, no Médio Oriente ou noutros pontos do globo.

Por isso, aqui estamos. Hoje, e sempre, solidários com a causa, com os trabalhadores e o povo mártir da Palestina. PALESTINA VENCERÁ!...

Estamos aqui:

  • porque não pactuamos com a mentira, a omissão, a parcialidade, a desinformação; 

Estamos aqui:

  • porque temos memória; porque interpretamos as verdadeiras motivações e objectivos dos autores do massacre, da ocupação  e do bloqueio sobre o povo palestiniano;

Estamos aqui:

  • porque não é possível tolerar a reiterada impunidade de Israel e a cumplicidade da União Europeia e de instâncias internacionais.

Silenciaram-se as armas; cessou, por ora, a carnificina, é verdade! Mas, no território devastado, a acrescer e a agravar a catástrofe humanitária, prossegue o bloqueio, a ameaça latente, o lento extermínio de um povo heróico – sem terra, sem trabalho, sem casa, sem pão. Um povo que não verga, nem desiste, do seu direito inalienável ao estabelecimento de um Estado livre, independente e soberano, nas fronteiras anteriores à guerra de ocupação de 1967 e com capital em Jerusalém leste.

Calem-se! Calem-se os papagaios de circunstância, manipuladores da verdade e de consciências.

Basta de hipocrisia! O crime continua.

E, por isso, aqui estamos:

  • porque, mais que nunca, é imperioso reforçar e dar expressão concreta à solidariedade com a população da Faixa de Gaza e com a justa luta de todo o povo palestiniano;
  • porque é preciso exigir a aplicação de verdadeiras soluções de Paz duradoura para a Região;
  • porque há que pôr fim imediato ao bloqueio e à ocupação;
  • porque há que julgar e punir os responsáveis;
  • porque acreditamos na solidariedade activa e na luta como motores da mudança por um futuro melhor e de Paz para a humanidade.

A LUTA CONTINUA, A PALESTINA VENCERÁ!