Assinala-se hoje, dia 29 de Novembro, o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, que a Organização das Nações Unidas institui em 1977 para recordar a aprovação, em 1947, pela Assembleia-Geral da ONU, da Resolução 181, que estabeleceu a divisão da Palestina em dois Estados – um árabe e um judeu – com as cidades de Jerusalém e Belém a permanecerem com o estatuto de “zonas internacionais”.

Bandeira Palestina

Volvidos mais de 70 anos, só existe o Estado de Israel, que ocupa militar e ilegalmente território Palestiniano, tendo desenvolvido, durante estas décadas, uma sistemática campanha de violenta agressão ao povo Palestiniano, em Gaza e na Cisjordânia que, ao longo dos anos, causou muitos milhares de mortos e feridos e a destruição de infra-estruturas.

Na verdade, o que os sionistas de Telavive tentam é arrasar todo um povo, a sua história e a sua própria identidade. Não o conseguirão, porque o povo da Palestina tem resistido heroicamente à agressão, lutando diariamente pelos seus direitos, defendendo o seu direito à terra, ao trabalho e ao pão e reafirmando a vontade de construir uma pátria livre, independente, soberana, de paz e progresso social.

A CGTP-IN reafirma, neste dia internacional de solidariedade, que está e estará sempre ao lado dos trabalhadores, do movimento sindical e do povo Palestiniano. É hoje, mais que nunca, crucial ampliar esta solidariedade e, simultaneamente, combater toda uma poderosa campanha política e mediática que tudo faz para equiparar agredidos a agressores. Não pactuamos com a mentira,
a omissão, a parcialidade, a desinformação e não toleramos a reiterada impunidade de Israel e a cumplicidade dos Estados Unidos da América e da União Europeia.

Porque há que pôr fim imediato à agressão, ao bloqueio e à ocupação, há que desmantelar os colonatos, bem como o muro de separação, porque há que libertar todos os presos políticos palestinianos; porque há que promover o regresso dos Palestinianos refugiados e no exílio; porque há que reconhecer um Estado Palestiniano, livre e soberano, com capital em Jerusalém Leste;

Porque é preciso exigir a aplicação imediata de verdadeiras soluções de Paz duradoura para a Palestina e para o Médio Oriente, pondo termo às ocupações, agressões e ingerências imperialistas na Região, particularmente na Síria;
A heróica luta do povo Palestiniano é uma permanente e fundamental fonte de inspiração para a luta que em Portugal travamos contra a exploração, por um Portugal desenvolvido e soberano.

Reforcemos, pois, a nossa solidariedade, afirmando hoje, uma vez mais, que A PALESTINA VENCERÁ!

INT/CGTP-IN
29.11.2018