Os Estados Unido decidiram, contra o direito internacional, reconhecer a soberania por parte de Israel do território Sírio dos Montes Golã. É ainda mais grave num momento em que a República Árabe Síria recupera a soberania do seu território numa guerra contra o terrorismo. Esta região tem vivido momentos de instabilidade, desde logo com as guerras no Afeganistão, Iraque, na Líbia, Síria, Irão e Iémen, e esta medida, que os Estados Unidos e Israel assumem, é um atentado à paz e mais um acto de desestabilização do Médio Oriente parte destes dois países.

syrianOs Montes Golã estão ocupados por Israel desde 1967 e são reconhecidos por várias organizações internacionais, nomeadamente a ONU, como parte do território Sírio. Esta posição dos EUA, que foi rejeitada por vários países, bem como a mudança unilateral de fronteiras, violam claramente o direito internacional e a Carta das Nações Unidas. Nos Montes Golã localizam-se importantes reservas de água e foram descobertas recentemente importantes reservas de petróleo. Para além da ocupação desta zona, esta medida reforça a cumplicidade dos Estados Unidos e de Israel na ocupação da Palestina e no ataque aos direitos do povo Palestino, reforçando o apoio às forças reaccionárias que compõem o governo de Israel, e que actualmente estão em campanha eleitoral.

A CGTP-IN condena este acto dos EUA e de Israel, manifestando a sua solidariedade com o povo e os trabalhadores Sírios. Apela-se ainda que o Governo Português e a Assembleia da República, em conformidade com as posições da ONU e em respeito pelos princípios consagrados na Constituição da República, manifestem igualmente a sua condenação.

INT/CGTP-IN
08.04.2019