belgA criminalização recente de 17 sindicalistas da central sindical FGTB, pelo exercício do direito de greve e protesto em 2015, sucede-se a outras decisões idênticas por parte dos tribunais belgas, consubstanciando um processo eminentemente político que merece o firme repúdio da CGTP-IN.

Uma decisão tanto mais grave quanto é tomada num momento em que os grupos económicos e financeiros e os governos ao seu serviço aproveitam a pandemia de COVID-19 para cometer todo o tipo de arbitrariedades e ilegalidades contra os trabalhadores e os seus direitos, contra liberdades e garantias democráticas, nomeadamente na União Europeia, o que consubstancia um propósito de intimidar os trabalhadores e os povos para limitar ou impedir a sua resistência e luta.

A CGTP-IN partilha com todos os que neste dia participaram nas acções em defesa do direito de greve na Bèlgica o firme propósito de continuar a exercer e a defender este direito inalienável dos trabalhadores e expressa a sua solidariedade a todos os sindicalistas e activistas condenados e à sua central sindical, a FGTB.

INT/CGTP-IN