Reino Unido-Solidariedade com a luta em defesa do direito à greve e outros direitos.

Unidade de classe em defesa de todos os direitos.

 

A CGTP-IN solidariza-se com os sindicatos britânicos e o TUC pelas várias acções de luta e protesto convocadas para hoje, dia 1 de Fevereiro, contra as intenções do governo britânico de limitar o direito à greve.

Saudamos a disponibilidade e a mobilização contra mais esta tentativa do Governo Britânico de favorecer o grande capital, procurando criar divisões e conflito de interesses entre os trabalhadores, utentes e beneficiários.

O que é necessário é que o governo aponte soluções para os graves problemas que os trabalhadores sentem todos os dias, como a desvalorização dos salários face ao enorme aumento do custo de vida, e não de medidas que impeçam a expressão das suas justas reivindicações.

Também em Portugal temos vindo a assistir a algumas manobras por parte do Governo e dos patrões para alterar a lei da greve, tentando, por esta via, dividir e enfraquecer a luta de todos aqueles que aspiram a uma vida melhor. Desenganem-se, porque a luta vai continuar. Luta que em diversas empresas e locais de trabalho está a ter grande significado, com crescente unidade e mobilização, e que irá continuar de forma convergente no próximo dia 9 de Fevereiro, com um dia nacional de indignação, protesto e luta, com greves e manifestações em todo o país.

A greve é um direito que protege a parte mais fraca da relação de trabalho, os trabalhadores, de forma a garantir respostas às suas reivindicações, incluindo a garantia de melhor qualidade dos bens e dos serviços prestados às populações; é um direito que foi conquistado com muita luta e sacrifício dos trabalhadores, mas que é indissociável das melhorias alcançadas na qualidade de vida de todos; e que, portanto, todos devem defender enquanto núcleo fundamental para preservar os direitos, resistir e conquistar direitos.

Terminamos, reiterando uma vez mais a solidariedade dos trabalhadores Portugueses com a vossa luta.

INT/CGTP-IN
01/02/2023