Divulgamos a mensagem que a CGTP-IN enviou às centrais sindicais francesas em solidariedade com as greves e manifestações que hoje se realizam em França.


Caros camaradas,
A CGTP-IN saúda as mobilizações e greves que neste dia 7 de Março têm lugar em França, bem como os seus participantes e organizadores. O objectivo de aumentar a idade da reforma e atacar direitos à aposentação por parte do Governo Macron é o regresso de um projecto sem sentido, que merece a rejeição dos trabalhadores e do povo Francês.
O governo pretende assim impor aos trabalhadores Franceses, e de forma particular às mulheres e aos jovens, um aumento da idade da reforma para 64 anos, usando a já velha tese da sustentabilidade do financiamento do sistema de reformas. Um argumento falso que serve para omitir os ganhos de produtividade e o continuo aumento da riqueza produzida (com uma distribuição cada vez mais desigual), que a diminuição da idade de reforma em parte compensaria. E omite os efeitos económicos e sociais positivos de uma opção de sentido contrário, a diminuição da idade de reforma, nomeadamente no combate ao desemprego daqueles a quem se querem impor mais anos de trabalho, os mais jovens, e na melhoria da qualidade de vida de todos. 

O argumento da sustentabilidade da Segurança Social tem sido amplamente utilizado em Portugal para atacar direitos, nomeadamente o direito à reforma, mas também aos direitos garantidos pelos serviços públicos e funções sociais do Estado. 

Manter esta proposta expressa a opção de classe do governo de Macron. Uma opção contra a racionalidade económica e social e a vontade popular massiva, o que denota o reiterado desrespeito por princípios básicos da democracia. A sustentabilidade do sistema previdenciário garante-se, como tem defendido o movimento sindical francês, com o aumento do emprego, o combate à precariedade e o aumento dos salários. 

A CGTP-IN reafirma a solidariedade com os trabalhadores e o povo Francês, desejando ao movimento sindical Francês e a todo o movimento popular que esta jornada de luta seja um êxito.  

INT/CGTP-IN
07.03.2023