turquiaA CGTP-IN manifesta a sua solidariedade aos trabalhadores e ao povo turco no momento em que os seus direitos individuais e colectivos estão a sofrer um novo e fortíssimo ataque do governo.

Nos últimos anos o governo turco primou pelo desrespeito das normas internacionais, nomeadamente as que asseguram direitos fundamentais, como o da liberdade sindical, da contratação colectiva e da segurança no emprego. Em consequência sucederam-se as perseguições e os despedimentos de dirigentes sindicais e trabalhadores por denunciarem a política de repressão e reivindicarem melhores condições de vida e de trabalho.

Esta é uma situação que se agravou com a instauração do estado de emergência e a suspensão da Carta dos Direitos Humanos, como resposta a um "golpe" que ninguém reclama mas que Erdogan utiliza para impedir a intervenção do Parlamento e perseguir e reprimir os que pensam de forma diferente.

O encerramento de sindicatos, os despedimentos, os saneamentos, as prisões e as condenações violando os princípios mais elementares do direito de defesa, surgem como antecâmara de outras medidas como a instauração da pena de morte e a revisão da Constituição turca, tantas vezes tentada e nunca conseguida por Erdogan.

A CGTP-IN repudia todas as medidas atentatórias dos direitos fundamentais, exige o fim da purga em curso e da repressão que lhe está associada e reafirma o seu apoio e solidariedade aos trabalhadores e ao povo turco na luta pela afirmação das liberdades e dos direitos indissociáveis da valorização do trabalho e da afirmação da democracia nos planos político, económico, social e cultural.