Em Portugal os acidentes de trabalho envolvendo máquinas e equipamentos constituem cerca de metade do total de acidentes de trabalho mortais.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), em parceria com a CGTP-IN e respectivos representantes sectoriais sindicais e, com os restantes parceiros sociais e institucionais, desenvolveu uma Campanha de Prevenção de Riscos Profissionais na Utilização de Máquinas e Equipamentos de Trabalho que assenta no princípio de que a segurança e saúde no trabalho representa uma área de importância incontornável para o mundo laboral e respectivos trabalhadores.

A utilização de máquinas e equipamentos de trabalho que não se encontram em conformidade com a legislação existente é um problema comum na Europa, reconhecido pela Comissão Europeia. E, é também, um problema extremamente relevante em Portugal.

As razões para a apresentação da campanha são deveras pertinentes e relacionam-se com o facto de continuarem a ocorrer acidentes de trabalho muito graves e mortais em Portugal envolvendo máquinas e equipamentos de trabalho, e, também, com a necessidade que existe na divulgação e compreensão exacta da legislação em vigor.

Os representantes sectoriais da CGTP-IN como a FEVICCOM, a FIEQUIMETAL, a FESAHT e a FEPCES, sendo conhecedores de várias realidade, asseguram a divulgação desta campanha juntos dos trabalhadores, em diversos locais de trabalho, evocando a importância da informação e esclarecimento de normas e leis que visam melhorar as condições de trabalho, a protecção, segurança e saúde dos trabalhadores.

Campanha de Prevenção de Riscos Profissionais na Utilização de Máquinas e Equipamentos de Trabalho, da ACT: http://www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/CentroInformacao/campanhas/PrevencaodeRiscosProfissionaisemMaquinaseEquipamentosdeTrabalho/Paginas/default.aspx

logotipoCampanha

várias estruturas sindicais