autoeuropaO Secretariado da CIMH – Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN, reunido no dia 31 de Agosto de 2017, valorizou as lutas das mulheres e homens trabalhadores, de diversos sectores, nomeadamente na AUTOEUROPA, pela defesa do sábado como dia de descanso, da conciliação entre o trabalho e a vida familiar e pessoal e da melhoria das suas condições de trabalho.

Num quadro de exploração dos trabalhadores, de ampliação da precariedade, de intensificação dos ritmos de trabalho, animado pelos retrocessos no plano da legislação laboral, o patronato e em especial as grandes multinacionais, procuram desregular a organização do tempo de trabalho e aumentar a jornada laboral, procurando impor horários de trabalho desumanizados, que provocam, muitas vezes, depressões psicológicas e a impossibilidade de conciliar o trabalho com a vida familiar e pessoal.

Se aliarmos ao número de horas trabalhadas, o tempo de deslocação casa – trabalho – casa, o que sobra para a família ou para a vida pessoal, é muito escasso.

Cumpra-se com o consagrado no artigo 59º da Constituição da República Portuguesa:

Todos os trabalhadores, “sem distinção de sexo, raça, cidadania, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, têm direito à organização do trabalho em condições socialmente dignificantes, de forma a facultar a realização pessoal e a permitir a conciliação da actividade profissional com a vida familiar”.

A redução do horário diário e semanal de trabalho, sem perda de retribuição, é, sem dúvida, o caminho para uma melhor compatibilização da vida profissional com a vida pessoal, familiar e cívica.

A luta dos trabalhadores, homens e mulheres, da AUTOEUROPA, em conjunto com as suas organizações representativas, na defesa do direito de reunião e negociação colectiva, de horários de trabalho justos e dignos e da valorização do trabalho, já demonstrou que valeu e valerá sempre a pena!

PELA DEFESA DA DIGNIDADE E DA VALORIZAÇÃO

DO TRABALHO E DOS TRABALHADORES DA AUTOEUROPA!

06.09.2017