cimhRealizou-se um Curso Europeu de formação sobre "Assédio Moral: Identificação, ferramentas e práticas sindicais", no Hotel do Mar, em Sesimbra, entre os dias 9 e 11 de Dezembro de 2015, na sequência de uma parceria entre a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN, o Departamento de Formação Sindical da CGTP-IN e o European Trade Union Institute – ETUI (Instituto de formação da Confederação Europeia de Sindicatos – CES).

Num encontro onde participaram diversos/as formandos/as oriundos de organizações sindicais de vários países europeus (Polónia, Itália, Letónia, Bulgária, Reino Unido, Finlândia e outros), para além do formador do ETUI, participou no curso o formador, seleccionado pela CGTP-IN, José Janela. Como formandas da CGTP-IN estiveram presentes Célia Portela; Maria José Miranda; Olinda Lousa e Zoraima Prado da direcção da Comissão de Igualdade Entre Mulheres e Homens da CGTP-IN e ainda como convidadas as peritas na matéria em análise - Dra. Helena Carrilho, jurista que abordou questões relacionadas com legislação e, também, Dra. Anália Torres, Professora catedrática de Sociologia no ISCSP, que abordou questões sobre identificação de Assédio.

Em representação dos Departamentos da CGTP-IN estiveram, respectivamente, os Dirigentes Américo Monteiro, pelo Departamento de Formação Sindical e Teresa Cyrne, pela CIMH/CGTP-IN.

Foram trocadas experiências entre os/as formandos/as sobre a temática do Assédio Moral e dados exemplos de boas práticas de intervenção sindical, para além de estratégias comuns de combate a esta problemática nos locais de trabalho.