boulangerieA Interjovem/CGTP-In está solidária com os trabalhadores das pastelarias Boulangerie de Paris que continuam em luta desde o encerramento da empresa, em Julho de 2012, participando, no passado Domingo, na Marcha promovida pela CGTP-IN Contra o Empobrecimento, Mudar de Política e de Governo.

 

Estes trabalhadores, na sua maioria jovens, realizaram, aquando do encerramento da empresa, no dia 26 de Julho de 2012, uma vigília à porta durante todo o mês em defesa dos postos de trabalho

Esta resistência levou a que fossem re-integrados 32 trabalhadores, em Novembro desse ano, quando a empresa Maria Bolacha tomou conta da gestão das pastelarias, de forma provisória. Foi o facto destes trabalhadores, na sua maioria jovens estarem sindicalizados e em luta permanente que fez com que vissem efectivado o seu direito ao posto de trabalho, não ficando, no entanto, toda a situação resolvida.

No passado dia 5 de Abril, na véspera da Assembleia de Credores, a empresa Maria Bolacha retirou todos os produtos e equipamentos das unidades e encerrou-as. No dia seguinte, no Tribunal do Comércio de Gaia, os trabalhadores tomaram conhecimento que a Maria Bolacha retirou a sua proposta de viabilização

A denúncia deste problema e a participação em todas as acções convergentes, dando visibilidade à luta que desenvolvem, é essencial.

Com salários e subsídios em atraso, estes trabalhadores têm denunciado a situação, exigindo que seja aceite a proposta de viabilização da empresa, apresentada pelo Sindicato de Hotelaria do Norte e votada por todos em Plenário, com a presença da Admnistradora da Insolvência.

A resistência destes jovens trabalhadores, a luta em defesa dos seus postos de trabalho é um acto de coragem e de firme combate ao desemprego e às decisões unilaterais, na maior parte das vezes ilegais, que se multiplicam neste sector.