Caros Amigos
Consideramos inaceitável e intolerante a brutal ofensiva que está a ser levada a cabo pelo Governo da República contra os direitos de quem trabalha. Esta ofensiva há muito que vem sendo preparada pois a desvalorização dos trabalhadores, junto da opinião pública tem acompanhado todas as medidas que foram sendo aplicadas contra os seus direitos.

 Esta ofensiva brutal é inaceitável porque põe em causa direitos civilizacionais conquistados, ao longo de décadas, por gerações de trabalhadores e coloca em causa serviços públicos essenciais que só ao estado compete assegurar.
São os cortes nos salários, nos subsídios, no valor das horas extras, nos dias de férias, são o aumento dos dias de trabalho, sem aumento de salários, o aumento indiscriminado dos impostos, são o aumento dos despedimentos.
Enfim, são cortes a que se seguem novos cortes.
Esta não pode ser a solução.
Somos dos que consideram indispensável a participação ativa e empenhada dos trabalhadores no encontrar das soluções necessárias à resolução dos problemas com que estão confrontados. Somos partidários da conceção que afirma que os direitos só serão defendidos se forem usufruídos no quotidiano.
Porque os tempos que vivemos são muito difíceis, deixo um veemente apelo para que de forma empenhada ninguém abdique dos seus direitos, dos direitos de todos. Nenhum de nós abdique de defender o que a história nos legou: os direitos de quem trabalha, os serviços públicos, a democracia. Nenhum de nós abdique de lutar por melhores condições de vida e de trabalho. Nem abdique de tentar ser feliz e de concretizar os seus sonhos.
Sabemos que este caminho é difícil. Muito difícil. Mas é a alternativa que nos resta.
Podem contar connosco. Estou solidário com a greve geral marcada pelas centrais sindicais para o próximo dia 27 de Junho de 2013.
Um abraço solidário e fraterno.
Vivam os trabalhadores portugueses.
Carlos Humberto de Carvalho
Presidente da Câmara Municipal do Barreiro