cppcSAUDAÇÃO DO CONSELHO PORTUGUÊS PARA A PAZ E COOPERAÇÃO À GREVE GERAL CONVOCADA PELA CGTP-IN PARA 27 DE JUNHO DE 2013.É preciso dizer BASTA! Dizer NÃO! À Exploração e ao Empobrecimento.O Conselho Português para a Paz e Cooperação saúda a Greve Geral convocada pela CGTP-IN para 27 de Junho e apela aos seus aderentes e simpatizantes para que nela participem de uma forma activa, empenhada e militante.Porque somos trabalhadores.Porque temos um vínculo precário.Porque a Ciência em Portugal depende do nosso trabalho diário. 

DIA 27 DE JUNHO – GREVE GERAL A ABIC apela a que todos os bolseiros se juntem a esta iniciativa de luta. Apesar de os bolseiros possuírem um vínculo tão precário que nem admite o direito à greve, apelamos a que os bolseiros participem, da forma que considerarem mais adequada.Os bolseiros não se podem alienar deste momento de extrema importância para o futuro do País. Mudar de rumo é mais do que uma vontade; é uma exigência. Assim, sugerimos que os bolseiros:    Se solidarizem com a Greve Geral convocada
    Dêem a conhecer as suas reivindicações e justas aspirações
    Demonstrem a importância dos bolseiros nos centros de investigação. Em particular, se puderem, parando pelas 24h da Greve.
    Se organizem nos seus centros para aderir em grupo a esta iniciativa, e coordenando com os sindicatos a eventual participação em piquetes e nas concentrações (ver locais e horário abaixo)  Aos Bolseiros de Investigação e restante Comunidade Académica, No próximo dia 27 de Junho realiza-se uma GREVE GERAL convocada conjuntamente pelas centrais sindicais CGTP e UGT. Tendo em conta as políticas em curso de financiamento do Ensino Superior e da Investigação Científica, que terão consequências nefastas no ensino universitário, no emprego científico e no desenvolvimento do país, julgamos ser da maior importância a participação de todos os bolseiros nesta ação de luta. Por essa razão, a Direção da ABIC apela à presença dos bolseiros nas concentrações, piquetes e outras iniciativasno âmbito da Greve Geral, realizadas em vários pontos do país. É importante a participação de todos nestas iniciativas. A participação nestas ações de luta e a adesão à Greve Geral tem também o objetivo de defender melhores condições e direitos no trabalho, nomeadamente mais estabilidade e contratos de trabalho para os bolseiros, bem como um maior investimento no Sistema Científico e Tecnológico Nacional e num Ensino Público de Qualidade.     Pelo reforço real do financiamento das instituições de ensino superior e das unidades de investigação.
    Contra o corte no número de bolsas de doutoramento atribuídas através do concurso nacional, num quadro de inexistência de alternativas mais estáveis.
    Pelo reforço das verbas disponibilizadas para o trabalho científico dos bolseiros e dos projetos de investigação.
    Pelo acesso a uma Segurança Social digna.
    Pela dignificação do trabalho científico dos bolseiros através da sua contratação com perspetivas de acesso a uma carreira de investigação científica.