ANTÓNIO CAVACA CALARRÃO, DIRIGENTE HISTÓRICO DOS OPERÁRIOS AGRÍCOLAS, MORRE AOS 87 ANOS
António Calarrão, dirigente histórico dos operários agrícolas, pertenceu aos quadros dirigentes da CGTP-IN, designadamente ao seu Secretariado, até 1983, tendo saído no 4.º Congresso após pertencer à sua Mesa de Honra. Lutador antifascista e empenhado na defesa dos direitos dos operários agrícolas do Ribatejo e Alentejo, participou activamente nas greves operárias agrícolas de 43-44 em Alpiarça.
Comunicado de Imprensa n.º 042/12
ANTÓNIO CAVACA CALARRÃO, DIRIGENTE HISTÓRICO DOS OPERÁRIOS AGRÍCOLAS, MORRE AOS 87 ANOS
António Calarrão, dirigente histórico dos operários agrícolas, pertenceu aos quadros dirigentes da CGTP-IN, designadamente ao seu Secretariado, até 1983, tendo saído no 4.º Congresso após pertencer à sua Mesa de Honra.
Lutador antifascista e empenhado na defesa dos direitos dos operários agrícolas do Ribatejo e Alentejo, participou activamente nas greves operárias agrícolas de 43-44 em Alpiarça.
Foi preso pela PIDE a primeira vez em Maio de 1950.
Depois de libertado liderou as lutas dos operários agrícolas por melhores salários e contra o desemprego, bem como nas greves de 1962 pelas 8 horas de trabalho diário.
Preso pela PIDE, novamente, em Novembro de 1971.
Após o 25 de Abril, para além da Direcção da Intersindical, pertenceu à 1.ª Direcção do Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas do Distrito de Santarém e foi um dos fundadores da União de Sindicatos de Santarém.
DIF/CGTP-IN
Lisboa, 20.04.2012
Arquivo de História da CTP-IN
Arquivo de História Oral
Entrevista a António Cavaca Calarrão
http://cad.cgtp.pt/ica/index.php/1632;isad