saudacaoA CGTP-IN envia uma forte saudação a todos os trabalhadores que, no dia 25 de Fevereiro, participaram na Jornada Nacional de Luta, sob o lema “Salários, Emprego, Direitos! Confiança, Determinação e Luta por um Portugal com Futuro.”

Foram centenas de acções, iniciativas, plenários, concentrações e greves nos locais de trabalho do público e privado, que convergiram em acções descentralizadas, nos distritos de norte a sul e nas regiões autónomas, onde a voz dos trabalhadores se fez ouvir, com muita determinação e confiança, dando expressão à sua indignação e reivindicações, exigindo resposta aos seus problemas e um outro rumo para o país, que tenha como um dos eixos centrais a valorização do trabalho e dos trabalhadores.

Identificando a política que está na origem dos problemas e desequilíbrios que há muito afectam o desenvolvimento do país, os trabalhadores afirmaram uma vez mais que não há inevitabilidades e assumem o compromisso de continuar a luta em torno das suas reivindicações: o aumento geral dos salários e das pensões, a fixação dos 850€ a curto prazo para o SMN, o combate à precariedade, a luta pelas 35 horas e contra a desregulação dos horários de trabalho, a valorização das carreiras e profissões, a exigência do cumprimento e reposição de direitos, a revogação das normas gravosas da legislação laboral, o reforço dos serviços públicos e funções sociais do Estado, a garantia de condições de trabalho nomeadamente as de saúde e segurança nos locais de trabalho e nas deslocações para os mesmos, entre outras.

Só com a luta dos trabalhadores, com o reforço da dinâmica reivindicativa nos locais de trabalho e com unidade e coesão, se pode dar resposta aos problemas laborais e sociais e colocar o país no rumo do progresso e justiça social.

DIF/CGTP-IN
26.02.2021