7aXLA Direcção do Sindicato da Hotelaria do Algarve decidiu convocar uma manifestação para chamar a atenção para a grave situação social que se vive no sector. A iniciativa ocorrerá em Vilamoura, no próximo dia 13 de Abril, com início às 18:30 horas, junto ao Hotel Crowne Plaza Vilamoura, e contará com a presença de Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN.

Com esta acção o Sindicato pretende chamar a atenção para a grave situação social que se vive hoje em dia no sector. Embora os resultados da actividade turística registem recordes consecutivos, ano após ano, os rendimentos dos trabalhadores continuam a diminuir e a penosidade dos ritmos de trabalho não param de aumentar.

Os trabalhadores são os únicos que não estão a beneficiar dos excelentes resultados obtidos nos últimos anos, quando se verificou só no ano de 2016 uma subida de 17% nos proveitos. Em sentido inverso, sem contar com os ganhos de produtividade, devido ao congelamento das tabelas salariais, os trabalhadores perderam, no mínimo, cerca de 9% do poder de compra desde 2010 devido à inflação registada desde essa altura.

Além disso, devido às políticas de direita dos anteriores Governos do PS, PSD e CDS, os trabalhadores viram os seus rendimentos reduzidos por via da precarização dos vínculos laborais, pelo brutal aumento de impostos, pelo corte no pagamento do trabalho suplementar às horas extras e feriados, pela diminuição do valor das indemnizações, pelo ataque à contratação colectiva, entre outras.

Face a esta situação não resta outra alternativa aos trabalhadores que não seja lutarem por melhores salários e condições de trabalho, com vista a concretizar o direito constitucional a uma vida digna.

Esta acção convocada pelo Sindicato da Hotelaria do Algarve pretende também denunciar o aumento da repressão exercida pelo patronato do sector nos locais de trabalho e não deixar esquecer o despedimento selvagem de 3 representantes dos trabalhadores do Hotel Crowne Plaza Vilamoura, despedidos o ano passado por exercerem os seus direitos e exigirem a melhoria dos salários e das condições de trabalho. O Sindicato da Hotelaria do Algarve reafirma a exigência à administração deste hotel de reintegrar os trabalhadores nos seus postos de trabalho e avisa que não irá desistir desta luta até que se faça justiça.