trabalhadores nao docentesAs exigentes regras de higienização do espaço escolar implicam um maior número de trabalhadores e a reabertura das escolas vai fazer sentir ainda mais a falta de pessoal não docente. O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas diz que o Governo tem de contratar mais trabalhadores não docentes, por tempo indeterminado, e lembra também que muitas escolas não têm os materiais necessários, tais como máscaras, luvas e óculos de protecção.

Nota à Comunicação Social do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas do Sul e Regiões Autónomas:

Regras de Higienização das Escolas obrigam a contratação de mais trabalhadores não docentes!
Esta portaria de rácios não servia antes, muitos menos serve a partir de agora!

A poucos dias da reabertura da Escolas ficámos a saber as regras exigentes de higienização do espaço escolar . São regras apertadas que implicam um maior número de trabalhadores não docentes nas Escolas. O Governo tem teimado em não contratar mais trabalhadores, mantendo uma portaria de rácios desajustada.

A partir de dia 18 de Maio o nível de exigência vai aumentar a nível da higienização das Escolas. A poucos dias da reabertura, muitas Escolas não têm os materiais necessários tais como máscaras, luvas e óculos de proteção ( exigidos para certo tipo de limpezas) . Como se prepara uma Escola para a sua reabertura sem a existência desses materiais?.

Os trabalhadores não docentes têm assistido à actuação de equipas de higienização do Exército, devidamente equipados e constatam , em muitos casos que o básico ainda falta nas Escolas.

Os trabalhadores não docentes estão numa faixa etária bem acima dos 50 anos, muitos com problemas de saúde . Esses problemas devem ser tidos em conta, com implementação de medidas verdadeiramente protetoras aos trabalhadores não docentes.

De há muito que vimos denunciando a falta de pessoal não docente nas Escolas. A situação fica agora mais agudizada com todo este tipo de exigências para a higienização das Escolas.

É bom recordar que os trabalhadores não docentes, nomeadamente os trabalhadores com funções de Auxiliar de Ação Educativa, têm um conjunto de mútiplas funções , para além da higienização das Escolas.

Assim , é tempo do Governo rever a sua posição de não contratar mais trabalhadores não docentes.

Essa contratação não deveria ser, nem com recurso ao trabalho precário, nem a meio tempo, nem a recibos verdes, nem com recurso a trabalho temporário.

Se queremos uma Escola Pública de qualidade é tempo de contratar mais trabalhadores não docentes ( por tempo indeterminado) , acabando o Governo com as desculpas esfarrapadas que tem vindo a usar até ao momento.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas do Sul e Regiões Autónomas